Quantas coordenadas existem?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

As duas coordenadas geográficas são: latitude e longitude. A latitude e a longitude são, ambas, expressas em graus, minutos e segundos. As coordenadas geográficas de um ponto na superfície terrestre são determinadas pelo cruzamento do meridiano e do paralelo que passa sobre ele.

Um endereço global é fornecido como dois números chamados de coordenadas. Os dois números são o número da latitude de um local e o número da longitude (“Lat/Long”). As linhas de mapeamento horizontal na Terra são linhas de latitude. Eles são conhecidos como “paralelos” de latitude, porque correm paralelos ao equador.

Latitude: é o indicador do ângulo que um determinado ponto da superfície da Terra mantém com o plano equatorial. As latitudes variam de 0º, na Linha do Equador, até 90º nos polos Norte ou Sul.

Os valores positivos de Latitude estão ao Norte do equador, valores negativos para o Sul. Com a longitude valores negativos para oeste e positivo a leste (Greenwich).

O Google Earth utiliza o datum WGS84, que é compatível com o SIRGAS2000 para posicionamentos tridimensionais realizados após 01/01/1994.

Significado de Coordenada
substantivo feminino Geometria. Refere-se, numa linha, a cada uma das referências medidas e localizadas de forma exata num ponto. [Figurado] Direção, rumo, sentido. Nesta acepção usa-se normalmente no plural: coordenadas.

As coordenadas referidas aos Sistemas de Referência Geodésicos são normalmente apresentadas em três formas: cartesianas, geodésicas(ou elipsoidais) e planas.

Ponto 0. Também chamado de origem, trata-se do ponto exato onde as duas retas se encontram, formando um ângulo reto. Acima do ponto 0, os números são positivos.

Ver as coordenadas de um lugar
No computador, abra o Google Maps. Clique com o botão direito do mouse no lugar ou na área no mapa. Uma janela pop-up será aberta. A latitude e a longitude vão aparecer no formato decimal na parte superior.

Qualquer ponto que se localize exatamente sobre o eixo das abscissas, sempre terá a configuração (x, 0). Isso significa que a coordenada x possuirá um certo valor real, enquanto a coordenada y certamente valerá zero.

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).

Todos os pontos do Equador têm latitude geográfica igual a 0°. Os pontos posicionados ao norte do Equador têm latitudes maiores que 0° e variam até 90°, sendo a latitude do polo geográfico norte. Do mesmo jeito variam as latitudes ao sul do Equador terrestre, desde 0° a 90°, latitude do polo geográfico sul.

Existem quatro paralelos mais importantes, sendo que dois estão localizados no hemisfério norte e dois estão localizados no hemisfério sul. São dois círculos polares e dois trópicos.

as coordenadas de latitude vêm antes das de longitude; o primeiro número na latitude deve ficar entre -90 e 90 e o primeiro número na longitude deve ficar entre -180 e 180.

Um par ordenado é formado por dois números reais que representam uma coordenada. A ordem escolhida é a seguinte: Primeiro vêm as coordenadas x e, depois, as coordenadas y, que são colocadas entre parênteses para representar uma localização qualquer.

Cálculo da longitude: basta visualizar a disposição dos meridianos, ou seja, das linhas imaginárias verticais que cortam a superfície terrestre em mapas. Essas linhas indicam a posição exata da longitude de um ponto, seja no Hemisfério Leste ou no Hemisfério Oeste, que varia de 0º a 180º.