Quantas contas tem em um terço?

Perguntado por: oramos . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

O Japamala tem 108 contas (o meru ou a conta maior perto das franjas não se conta para oração e pode ter mais de um meru ou conta como decoração), já o Terço tem 54 contas na guirlanda (e mais cinco próximo do crucifixo).

Um terço equivale a uma de três partes de algo. Logo, quando for necessário encontrar o valor de 1/3 de algo, basta dividir por 3. Assim, 1/3 de 30 é igual a 30 dividido por 3, resultando em 10.

Assim, quando rezamos um Rosário, rezamos quatro Terços.

Cada parte de um todo dividido em três partes.

No início, os devotos usavam uma bolsa de couro com 150 pedrinhas para contar as vezes que repetiam a oração. Mais tarde começou a ser usado um cordão com 50 pedacinhos de madeira. Foi a origem do instrumento que chamamos de terço.

O Rosário é composto por vinte "mistérios" (eventos, momentos significativos) da vida de Jesus e de Maria, divididos depois da Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, em quatro Coroas.

O rosário pode ser rezado em todo lugar. Nada impede que o rezemos de joelhos, oferecendo o sacrifício físico pela nossa formação da vontade e por intenções de desagravo, mas não se trata de “aguentar o máximo possível a todo custo”. O que importa é saber que o nosso corpo e a nossa alma são para Deus!

Três terços é o mesmo que um inteiro, por exemplo, você tem um bolo e dividiu ele em três pedaços e seu irmão comeu os três pedaços, ou seja, ele comeu o bolo inteiro...

Para calcular um terço de qualquer valor, podemos fazer isso de duas maneiras: multiplicar o valor pela dízima periódica anterior ou dividir esse valor por três. Para exemplificar, tomamos o número 30 e realizamos as duas operações: Portanto, de qualquer maneira, obtemos o mesmo valor, que nesse caso foi igual a 10.

Sendo assim, a divisão ficou da seguinte forma: segunda-feira e sábado (Mistérios Gozosos), terça e sexta-feira (Mistérios Dolorosos), quarta-feira e domingo (Mistérios Gloriosos) e quinta-feira (Mistérios Luminosos). Algo importante deve ser dito sobre o Santo Rosário: ele pode ser rezado particularmente ou em grupo.

Esta designação de “rosário” pode ter origem no costume de, em alguns lugares, o povo oferecer coroas (guirlandas) de rosas à sua rainha. Os cristãos transferiram isto a Maria, a rainha do céu e da terra: oferecer-lhe uma coroa de 150 rosas – Ave-Marias.

A dezena é composta por 10 Ave Marias, um Pai Nosso e um Glória ao Pai. Pode ser considerada uma maneira mais simples de rezar o terço e prática para se manter em oração durante a correria do dia a dia. Por isso, se você fica na dúvida se seria ou não errado rezar apenas uma dezena, saiba que não há problema.

E você pode rezá-lo sentado, andando, de joelhos e até deitado (se estiver doente ou em repouso forçado etc.).

Não há nada de errado em usar um Terço como colar, tal como seria uma medalha religiosa ou escapulário; de fato, este é um costume comum em muitas culturas. Deste modo, serve de lembrete para rezar o Terço.

Após o Credo, presta-se homenagem à Santíssima Trindade com um Pai Nosso, três Ave-Marias e um Glória: A primeira Ave-Maria, em honra a Deus Pai; A segunda Ave-Maria, em honra a Deus Filho; A terceira Ave-Maria, em honra ao Espírito Santo.

“Atualmente, o rosário conta com 20 dezenas, ou seja, 200 Ave-Marias, e uma quantidade de Pai Nossos, Glórias ao Pai e também o Credo.

O Rosário, cujo significado é “coroa de rosas”, já passou por diversas alterações até atingir sua forma contemporânea. Atualmente, é composto por terços com 50 contas pequenas, simbolizando Ave-Marias, intercaladas por cinco contas grandes, que representam os Pais-Nossos.

Essa nova série de Mistérios disponíveis para contemplação alterou o formato do Rosário, que passou a contar com 200 Ave Marias, ou quatro Terços de 50 Ave Marias com os 4 Mistérios: Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos.

Demora 40 minutos, menos que o primeiro tempo de uma pelada. Com os extras – o papo depois da reza e o jantar no salão da igreja –, se prolonga até meia-noite, "no máximo".

Jesus nunca disse que há um horário especí co para rezar o terço, ou seja, em qualquer hora do dia e da noite é possível se encontrar com a Divina Misericórdia. Muitas pessoas costumam rezar as 15h.

A resposta é sim, você pode orar deitado. Nenhuma entidade espiritual, seja Deus, Jesus Cristo, santos, orixás ou Anjos da Guarda ou outras divindades de outras religiões não se importam em sua postura na hora de rezar. Por isso, você pode orar deitado.