Quantas colheres de arroz integral devo comer no almoço para emagrecer?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias. Essa é a medida recomendada para reduzir a gordura e afastar males como o câncer.

O arroz integral tem baixa densidade
Ele te ajudará a perder peso, já que te faz comer menos porque você fica satisfeito mais rápido. É recomendado que você coma o arroz no início da sua refeição. Ele faz com que você sinta menos fome, assim fazendo com que você coma menos dos outros alimentos na mesa.

Versátil como ele só, o arroz pode sim ser consumido diariamente, fazendo parte de uma dieta equilibrada.

Para garantir os benefícios dos grãos integrais, a recomendação é consumir 3 a 5 porções por dia e para você ter noção de quanto é isso, veja a listinha que nossa nutricionista Tati elaborou para nos ajudar: 1 porção é igual a: Arroz integral cozido: ½ xícara de chá (90g)

Almoço saudável: O que comer no almoço para emagrecer

  • Batata recheada com legumes.
  • Tomate recheado com creme de ricota.
  • Quibe de abobrinha na travessa.
  • Nhoque de abóbora com molho de espinafre.
  • Macarrão com brócolis e pesto.
  • Espaguete de batata-doce com molho de tomate.

Existem 25 calorias em 3 colheres de sopa (20 g).

Quando comparado ao arroz branco, a versão integral é a melhor pedida em termos nutricionais, mas pode causar efeito rebote se ingerido em excesso, portanto, o arroz integral emagrece apenas quando consumido com moderação.

Conforme explicamos, o arroz integral é, sim, considerado mais saudável do que o arroz branco, mas isso não significa que ele é menos calórico. Na verdade, quando comparamos os dois produtos levando em consideração apenas o valor calórico, não são encontradas diferenças relevantes.

É o que explica a nutricionista Júlia Marques, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional: — O arroz branco, por ter menos fibra, você consegue comer uma quantidade maior sem ficar rapidamente saciado. Com o arroz integral é o contrário.

Se fosse arroz integral com feijão, a combinação teria mais fibras e micronutrientes. Mas, Renato afirma que quer chamar atenção para o consumo do feijão. O alimento agrega mais fibras no prato, ajudando na carga glicêmica da refeição e gerando maior sensação de saciedade.

Realmente, o arroz integral é mais nutritivo e contém mais fibras, e acrescentá-lo na dieta pode trazer benefícios.

Assim como os grãos, é extremamente importante deixar seu arroz de molho por algumas horas. Isso porque o arroz integral possui uma camada externa de antinutrientes que dificultam a digestão e inibem a absorção da maior parte dos nutrientes.

Numa refeição completa e equilibrada, para um adulto, recomenda-se que alimentos como o arroz ou batata preencham cerca de ¼ do prato (cerca de 140g).

Arroz integral acompanhado de um peixinho ou frango assado pode estar no seu jantar. Tenha sempre legumes e verduras em maior quantidade do que carboidrato, assim você fica mais saciado e sua refeição se torna mais leve.

Diferentemente do que foi informado na Calculadora de Calorias do UOL Dieta e Boa Forma, uma colher de sopa de arroz cozido tem aproximadamente 37, 5 calorias.

Saiba como substituir a janta de forma equilibrada

  1. Prepare uma sopa de legumes. ...
  2. Ovo cozido com salada verde. ...
  3. Faça um suplemento de proteínas com abacate. ...
  4. Prepare um sanduíche de pão integral com frango ou peixe e vegetais. ...
  5. Faça tortas de legumes.

O que comer no café da manhã para emagrecer

  1. Frutas frescas. As frutas frescas são ricas em água e fibras que ajudam a controlar a fome ao longo do dia, além de regular o funcionamento do intestino, diminuindo a ingestão de alimentos e o inchaço da barriga. ...
  2. Ovos. ...
  3. Aveia. ...
  4. Queijos brancos. ...
  5. Pão integral. ...
  6. Iogurte. ...
  7. Granola.

Ideal comer de 5 a 6 vezes por dia porções pequenas (200ml) e de baixa caloria, contendo: legumes, verduras, leite, iogurte, ovos, carnes e semente oleoginosas. As dietas são construídas de 800 a 1500 calorias e por poucos dias.

Carboidratos: 44 gramas. Fibra: 3,5 gramas.

Para fazer a dieta de 1000 calorias é recomendado comer pequenas porções de alimentos, distribuídas em 5 a 6 refeições por dia, optando por alimentos saudáveis, como frutas e legumes frescos, cereais integrais, leguminosas, proteínas magras e tubérculos.

Portanto, não é recomendado a lavar o arroz, sobretudo o arroz polido. Já o arroz integral, que ainda possui sua casca fina, corre menos risco – uma vez que está “protegido”. De todo modo, não há necessidade de lavar o arroz. O arroz é um produto não perecível, não sendo um bom veículo de bactérias.