Quantas colheres de arroz devo comer para ganhar massa?

Perguntado por: gagostinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Fonte de carboidrato, o arroz ainda fornece energia, outro combustível importante para o processo de recuperação da musculatura. Quanto e quando consumir: 1 concha de feijão e 2 colheres (sopa) de arroz, de três a quatro vezes por semana.

Um estudo publicado em setembro de 2022 na revista científica Sports Medicine Open sugere que o consumo diário de proteína para aumentar a massa muscular deve ser de 1,5 grama para cada quilograma de peso corporal. Nesse contexto, uma pessoa que pesa 80kg deve consumir 120g do macronutriente por dia.

Alguns alimentos ricos em proteínas boas para a hipertrofia são: peixe, frango, arroz com feijão, lentilha e castanha de caju. Mas não é só isso, você deve consumir gorduras boas e carboidratos, para estimular a hipertrofia, sem causar o ganho de massa gorda.

Numa refeição completa e equilibrada, para um adulto, recomenda-se que alimentos como o arroz ou batata preencham cerca de ¼ do prato (cerca de 140g).

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.

Colocando 4 colheres de sopa de arroz branco (125g) ou 1 pegador de macarrão (105g), o valor calórico é o mesmo!

Na dieta para engordar deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, sendo recomendado comer a cada 3 horas, evitando pular as refeições, e adicionar alimentos calóricos mas ao mesmo tempo saudáveis e nutritivos, como azeite de oliva, batido de frutas, aveia, abacate e frutos secos.

Essa é a regra número 1 de quem quer “crescer”. O motivo das inúmeras refeições (a cada 3 horas, mais ou menos) é simples. Toda vez que você come, aumenta o nível de glicose no sangue, que por sua vez libera insulina. A insulina é um potente anabólico.

Os programas de treinamento propostos nesses estudos variaram de 2 semanas a 1 ano, e encontraram resultados que se diferenciaram entre 0kg e 7,2kg, com uma média de ganho de massa muscular de 1,1kg.

Quais são os melhores suplementos para ganhar massa muscular?

  1. Whey protein. Esse suplemento traz uma grande quantidade de proteínas, todas com um alto valor biológico, pois elas são retiradas do soro do leite. ...
  2. BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) ...
  3. Creatina. ...
  4. Glutamina. ...
  5. Albumina. ...
  6. Cafeína.

5 dicas para acelerar o ganho de massa magra

  1. Insira proteínas na dieta.
  2. Invista em treinos com peso.
  3. Durma bem.
  4. Utilize suplementos alimentares.
  5. Tratamentos com uso de tecnologia.

arroz integral

Uma pesquisa divulgada em 2017 por Isabel Massaretto, pós-doutoranda do Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), revelou que o arroz integral tem cerca de 20% a mais de proteína e duas vezes e meia a mais de fibras que o arroz branco. Além de minerais, lipídios e vitaminas.

Bom para os músculos: o arroz integral é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da massa muscular, já que o seu consumo mantém um nível de energia ao longo do dia. Como é um carboidrato de digestão lenta, não há picos de açúcar no sangue.

Quais os melhores carboidratos para quem quer ganhar massa muscular?

  • Alimentos integrais (pão integral, por exemplo);
  • Batata-doce e inglesa;
  • Mandioca;
  • Derivados de aveia;
  • Sementes;
  • Frutas (banana, maçã, morango);
  • Iogurtes naturais e desnatados;
  • Leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha).

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

Diferentemente do que foi informado na Calculadora de Calorias do UOL Dieta e Boa Forma, uma colher de sopa de arroz cozido tem aproximadamente 37, 5 calorias.

¼ copo (tipo de requeijão) = 53g = 4 colheres de sopa. 1 colher de sopa = 13g. 1 colher de sobremesa = 5g.

5 colheres de sopa de arroz tem em média 100g !

"Os carboidratos do bem que substituem o arroz são: batata-doce, quinoa cozida em grãos, inhame e mandioca. A quinoa tem aminoácidos, vitaminas do complexo B e é rica em proteína vegetal. Os demais são carboidratos do bem com menor índice glicêmico, ajudam a dar saciedade e são ricos em fibras.

Como dá para perceber, a batata inglesa tem algumas vantagens (ainda que pequenas) em comparação ao arroz branco. Isso porque ela é menos calórica, carrega menos carboidratos e um pouco mais de fibras. Portanto, ela pode ser a melhor opção. Contudo, se você não abre mão do arroz, não precisa se preocupar.