Quantas cervejas uma pessoa pode tomar por dia?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que homens devam consumir, no máximo, 700 mililitros de cerveja por dia, o que equivale a duas latinhas de cerveja. Já as mulheres, o recomendado são 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma latinha por dia.

Cerveja faz mal: Mito
Qualquer bebida alcoólica, ingerida em doses recomendadas e controladas, pode promover benefícios para a saúde, como melhora da atividade cardiovascular e, é claro, maior sensação de relaxamento. Apenas seu consumo excessivo pode ser considerado danoso para nossa qualidade de vida.

O consumo diário de duas latas de cerveja ou de uma taça de vinho pode afetar o desenvolvimento do cérebro, fazendo com que ele se atrofie.

De acordo com Isabella C., devemos evitar beber as cervejas Antártica, Skol, Brahma e Itaipava ou qualquer outra que possua em seus ingredientes: conservantes, estabilizantes químicos ou cereais não maltados.

Qual seria a quantidade de álcool indicada para um consumo saudável? Esse valor é variável de acordo com cada pessoa, mas uma média considerada como razoável seria de duas a três doses (em torno de 10 gramas) por semana, segundo as especialistas.

Claro que a moderação é essencial, e com isso, o refrigerante traz mais prejuízos do que a cerveja. A OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que o consumo moderado de álcool (o equivalente a uma latinha por dia para mulheres e duas para homens) não leva a riscos à saúde.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o consumo de álcool em excesso pode influenciar mais de 200 doenças, entre elas a cirrose hepática. Aproximadamente 35% dos pacientes considerados alcoólatras desenvolvem esse quadro.

A Organização Mundial da Saúde, inclusive, diz que o equivalente a uma latinha para mulheres e duas para homens por dia não é prejudicial.

Uma cerveja por dia é o ideal para aproveitar tudo de bom que ela pode te oferecer. Conte com a Cervejaria Providência para prevenir diabetes, proteger o cérebro e deixar seus ossos e rins saudáveis. De quebra, você ainda aumenta sua imunidade!

Agora, pensando em que o consumo será feito, geralmente as cervejas puro malte costumam ser uma opção melhor para quem está numa dieta para perda de peso . Isso porque elas normalmente possuem menos calorias, já que não há trigo e seus derivados em sua composição.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Uma pesquisa prévia da Universidade de Wisconsin, em Madison, nos EUA, descobriu que as cervejas mais escuras podem beneficiar o coração mais do que cerveja normal. A lógica é que a bebida mais escura é rica em flavonoides, que têm efeitos antioxidantes poderosos.

Estudos mostram que, se consumida moderadamente, a cerveja diminui os riscos de ataques cardíacos e doenças cardiovasculares em até 40%. Além disso, aqueles dois copinhos por dia, ajudam a elevar os níveis do colesterol bom, evitando entupimento das artérias.

Cada lata de cerveja possui aproximadamente 10g de álcool, ou seja, o limite de consumo seria 1,8 lata por dia.

O consumo de 10 latas de cerveja (15 unidades de álcool) ou de uma garrafa de vinho (cerca de 7 unidades de álcool) em uma mesma ocasião, certamente ultrapassa os limites de risco tanto para homens como para mulheres, levando, frequentemente a problemas como acidentes de carro, absenteísmo, comportamento sexual de ...

Porém, vale lembrar que para obter esses benefícios, o consumo da bebida deve ser moderado, sendo até um copo de cerveja por dia para as mulheres e dois copos para o homem, ou seja, no máximo sete copos de cerveja por semana. Quando consumida em excesso a cerveja faz mal, pois ao invés dos benefícios traz malefícios.

Mantém os rins saudáveis
De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.

"O álcool promove no organismo um estado de desidratação e mudanças nas células com desgaste celular. Dependendo da quantidade consumida, este efeito pode durar de 6 a 8 horas, mas pode se estender por até 24h", explica a nutróloga Dra.