Quantas cervejas passa no bafômetro?

Perguntado por: aporto4 . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Tomar um copo de cerveja, uma taça de vinho, uma dose de cachaça, uísque ou vodca já são suficientes para que o bafômetro detecte a presença de álcool no organismo.

Vamos fazer algumas simulações: Uma pessoa de 90Kg metaboliza 9g de álcool/hora. Uma lata de cerveja (330ml) fornece 16g de álcool, logo uma pessoa de 90Kg demora 1,6 horas (mais precisamente 1h e 36 min) para eliminar todo o álcool de uma latinha.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

O resultado encontrado no teste do etilômetro, o popular bafômetro, realizado em consumidores após beberem 700 ml de cerveja sem álcool (teor alcoólico entre 0,0% e 0,4%), não acusaram nenhuma quantidade de álcool.

Agora você já sabe que a ingestão de vinagre antes de realizar o teste do bafômetro não vai surtir efeito nenhum.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

12 horas

A média de espera é de pelo menos 12 horas. No entanto, quando consumido em excesso, o intervalo deve ser maior, chegando a 24 horas. Isso ocorre porque, quanto maior a quantidade de álcool presente no organismo, maior a dificuldade do corpo de processar e absorver completamente.

Dirija apenas 24 horas depois de beber
Embora a metabolização completa do álcool aconteça em até 6 horas, não é recomendado dirigir no mesmo dia em que se bebe. Isto porque, mesmo depois de eliminado do organismo, o álcool provoca alguns efeitos adversos que podem atrapalhar a concentração no trânsito.

Quem se recusa a realizar o teste do bafômetro, exame clínico ou outro procedimento incorre em infração gravíssima, geram multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Atenção ao evaporar o álcool
A bebida que é fervida por 15 minutos costuma reter 40% do álcool. Depois de uma hora, essa quantidade baixa para 25%. Portanto, é preciso cozinhar por cerca de 2h30 para que apenas 5% do álcool fique no prato.

O teste do bafômetro funciona por meio de reações químicas que indicam a presença de álcool etílico no sangue de uma pessoa. Como a bebida alcoólica ingerida é absorvida pela boca, garganta, estômago, intestinos e corrente sanguínea, ele pode ser identificado pelo hálito de um indivíduo.

Antes de dirigir? Agora você pode. A Heineken 0.0 não contém álcool e tem um sabor excelente.

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou indevido o uso da expressão “sem álcool” adotada nos rótulos de cervejas com teor alcoólico inferior a 0,5%, já que prejudica os consumidores e viola o Código de Defesa do Consumidor, que proíbe a oferta de produtos com informação inverídica.

Brahma 0,0% - Considerada a melhor cerveja sem álcool brasileira, a Brahma 0,0% é um dos exemplares do país que não possuem nenhum traço de álcool.

Mesmo sem o hálito alcoólico, após mascar chiclete ou ingerir alimentos, é impossível enganar o bafômetro rapidamente, já que o álcool continuará circulando e evaporando pelas glândulas salivares. Tentar entupir o canudo do aparelho de alguma forma também não é eficaz.

Não adianta tentar escapar do teste do bafômetro: na prática, nenhuma das estratégias para “enganar” o aparelho funciona. Caso você tenha sido multado por dirigir sob a influência de álcool ou por se recusar a soprar o bafômetro, é possível tentar reverter a situação. Basta apresentar recurso contra a infração.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo.

3- É proibido ingerir bebida alcoólica na véspera do exame de sangue? Sim! A partir do momento em que a pessoa ingere bebida alcoólica, ele deve aguardar pelo menos 72 horas para fazer a coleta de sangue. A grande alteração que o álcool pode provocar é no perfil lipídico (triglicérides e LDL-colesterol).