Quantas cervejas é seguro beber?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

"Para homens, consideram-se 21 unidades de álcool por semana, o equivalente a 12 latas de cerveja. Já para mulheres, o limite seguro é de 14 unidades, que corresponde a oito latas por semana.

Não beber ou para quem bebe, no máximo duas latas de cerveja/dia.

Ele é definido pelo consumo de cinco ou mais doses de bebida alcóolica de uma só vez pelos homens, e de quatro ou mais doses para mulheres. E também é usado para indivíduos que bebem até a embriaguez. De acordo com Bicca, esse comportamento é mais arriscado que o de pessoas que bebem doses moderadas com frequência.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode trazer, ainda, outros efeitos para além da ressaca, especialmente quando se trata de uma prática frequente. Vale lembrar que o álcool causa uma alteração na produção das enzimas no fígado, irrita as mucosas estomacais e afeta diversos órgãos.

Dessa forma, entende-se como consumo moderado em torno de duas latas de cerveja ou duas taças de vinho ou ainda uma dose e meia de destilado por dia. A quantidade de álcool segura é tema de muitos estudos científicos, que nem sempre chegam à mesma conclusão.

Beba um copo cheio de água antes de começar a beber qualquer coisa alcoólica. Alterne bebida alcoólica com não-alcoólica – Isso vai ajudar a manter o corpo hidratado, assim você vai garantir que no dia seguinte, não tenha ressaca, além de evitar beber em excesso e contribuir para controlar o consumo calórico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, esses riscos se acentuam quando a pessoa consome mais de 2 doses por dia e não fica mais de 2 dias por semana sem beber. Em termos práticos, duas doses equivalem a: 2 latas de cerveja comum com teor alcoólico de 4% (660 ml);

Esse valor é variável de acordo com cada pessoa, mas uma média considerada como razoável seria de duas a três doses (em torno de 10 gramas) por semana, segundo as especialistas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que homens devam consumir, no máximo, 700 mililitros de cerveja por dia, o que equivale a duas latinhas de cerveja. Já as mulheres, o recomendado são 350 mililitros de cerveja por dia, o equivalente a uma latinha por dia.

A cerveja tem propriedades antioxidantes que, aliadas aos compostos polifenóis em sua composição e a uma dieta saudável, diminuem as chances de desenvolver o Mal de Alzheimer ou de sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC). É o que concluiu o artigo divulgado no Jornal of Agricultural and Food Chemistry.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que mulheres não bebam mais do que uma lata de cerveja por dia (350 ml) e que homens limitem-se a duas latinhas (cerca de 700 ml). Para além desse consumo, a bebida pode representar risco para o corpo humano.

Beber aos fins de semana pode indicar consumo compulsivo de álcool, diz estudo. Você se considera alguém que consome álcool no grau leve a moderado, tomando um coquetel ocasional ou uma taça de vinho no jantar e apenas bebendo alguns copos extras de cerveja em reuniões sociais nos fins de semana.

Malefícios do consumo excessivo
Em situações específicas, como no caso de pessoas com diabetes, a puro malte gera maiores riscos à saúde por ter maior concentração de carboidratos.

Porém, vale lembrar que para obter esses benefícios, o consumo da bebida deve ser moderado, sendo até um copo de cerveja por dia para as mulheres e dois copos para o homem, ou seja, no máximo sete copos de cerveja por semana. Quando consumida em excesso a cerveja faz mal, pois ao invés dos benefícios traz malefícios.

Tomar uma cerveja do tipo lager por dia faz bem para a saúde. De acordo com um estudo publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, o hábito aumenta o número de bactérias boas no intestino, o que poderia reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Uma cerveja por dia é o ideal para aproveitar tudo de bom que ela pode te oferecer. Conte com a Cervejaria Providência para prevenir diabetes, proteger o cérebro e deixar seus ossos e rins saudáveis. De quebra, você ainda aumenta sua imunidade!