Quantas células são formadas na meiose?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

A meiose é um tipo de divisão celular que origina quatro células-filhas com metade do número de cromossomos. Nesse processo, verificamos duas divisões celulares consecutivas, as quais são denominadas de meiose I e meiose II. A seguir descreveremos os eventos que ocorrem na meiose I e na meiose II.

A meiose é um tipo de divisão celular em que se observa a formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Sabemos que as células humanas, por exemplo, apresentam 46 cromossomos, portanto, aquelas que sofrem meiose têm apenas 23 cromossomos.

A mitose é um tipo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas, apresentando o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.

Meiose — são geradas quatro células-filhas; as células são haploides (n) e têm a metade da quantidade de cromossomos da célula original.

Primeiramente, meiose é um tipo de divisão celular no qual uma célula sofre duas divisões contínuas gerando, ao final do processo, 4 células-filhas geneticamente diferentes e com metade do número de cromossomos da célula que as originou.

O processo de divisão celular da meiose acontece em três etapas: Interfase: duplicação do material genético; Meiose I (etapa reducional): redução ao meio no número de cromossomos; Meiose II (etapa equacional): o número de cromossomos das células que se dividem seguem iguais nas células que se formam.

Isto é, na meiose, uma célula diplóide (2n) gera quatro células haplóides (n). Além disso, durante a meiose, podem ocorrer processos nos quais as próprias células filhas, mesmo possuindo a mesma quantidade de DNA, não sejam idênticas entre si.

Essa redução no número de cromossomos é fundamental para a manutenção do número de cromossomos de uma espécie, pois os gametas, ao se fundirem na fecundação, unem seu material genético. Consequentemente, o número de cromossomos é retomado. Em animais, a meiose acontece apenas nos ovários e nos testículos.

2N=6 significa que a célula mãe possui 6 cromossomos. As células filhas apresentarão metade do material genético da mãe, portanto, 3 cromossomos. Para ocorrer a divisão, a célula passa por certos processos. Antes de tudo, ocorre a intérfase, na qual os cromossomos se duplicam, formando uma cromátide irmã.

A meiose é um processo de divisão celular que gera células haplóides e acontece em organismos com reprodução sexuada. Estas células têm metade dos cromossomos da espécie e estão presente somente nos gametas, ou seja, células do óvulo e do espermatozóide.

A função da meiose é reduzir o número de cromossomos das células diploides pela transformação em células haploides e, por fim, garantir que haja um conjunto completo de cromossomos nos produtos haploides gerados.

Seu objetivo é fazer células filhas com exatamente metade dos cromossomos da célula inicial. Para explicar de outra forma, a meiose em humanos é o processo de divisão que nos leva de uma célula diploide - com dois conjuntos de cromossomos - a células haploides - com apenas um conjunto de cromossomos.

O que diferencia a mitose da meiose é o fato de que na primeira são produzidas quatro células-filhas, enquanto na meiose são produzidas apenas duas.

Meiose é um processo de divisão celular que leva à formação de quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula parental. A meiose é um tipo de divisão celular em que uma célula-mãe diploide dá origem a quatro células-filhas haploides.

Na primeira divisão, são formadas duas células. Cada uma dessas células realiza a segunda divisão, dando origem a outras duas células. Assim sendo, no processo de meiose, são originadas quatro células; diferentemente da mitose, que origina apenas duas células-filhas. O processo de meiose ocorre na formação dos gametas.

Portanto quando se considera apenas uma célula com 2n=4, são produzidos dois tipos de gametas a cada meiose. Porém, o número de células que sofrem meiose em cada organismo é muito grande, levando- nos a perceber que haverá em um indivíduo duplo heterozigoto (2n=4), quatro tipos diferentes de gametas.

Em uma célula somática humana, observamos a presença de 46 cromossomos; nas células sexuais, há apenas 23 cromossomos.

Podemos dividir a meiose em duas etapas: meiose I e meiose II. Cada uma é subdividida em quatro fases. Na meiose I, temos: prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Já na meiose II, temos: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

Elas originam células para diferentes objetivos. Cada mitose produz duas células iguais à de origem. Uma meiose cria quatro células filhas com metade do material genético da célula mãe.

Na mitose ocorre apenas uma divisão celular, já na meiose ocorrem duas divisões, denominadas de meiose I e meiose II. A duplicação dos cromossomos ocorre antes do início da mitose e da meiose I, numa fase denominada interfase.

Conjunto cromossômico celular
As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).