Quantas casas tem o tabuleiro de dama?

Perguntado por: agoncalves6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas. O objetivo é capturar, ou imobilizar, as peças do adversário.

O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas.

A origem do jogo remonta ao Egito antigo, de 2000 a.C. – mas ele era considerado um instrumento de adivinhação mística, não uma forma de lazer. De lá, foi levado para a Grécia. Os árabes também ajudaram a difundi-lo, já com o nome de alquerque, quando invadiram a Espanha no início do século 8.

Medidas das peças de dama: 1,8 x 0,4 cm (diâmetro x espessura). Medidas dos dados: 0,7 x 0,7 x 0,7 cm (comprimento x largura x altura). Medidas aproximadas das peças de xadrez: - Maior peça (Rei): 5,3 x 1,8 cm (altura x diâmetro);

O tabuleiro de xadrez conta com 64 casas distribuídas em 8 colunas (verticais) e 8 fileiras (horizontais), cada uma com 8 casas. As casas são alternadamente escuras e claras. A primeira casa no extremo esquerdo do tabuleiro deve ser uma casa preta e a última casa no extremo direito, uma casa branca.

Cada subdivisão do tabuleiro é denominada casa (ou escaque) e recebe uma identificação única para a prática de notação das partidas, podendo-se tratar da identificação descritiva, algébrica ou numérica.

A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. É a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário.

Trilha ou Moinho ou Firo é um tradicional e antigo jogo de tabuleiro, que frequentemente é incluído por fabricantes brasileiros de jogos de tabuleiro como parte de coletâneas ([1]). Tipicamente acompanha jogos como Damas, Gamão, Ludo e Xadrez.

Marion Franklin Tinsley (Ironton, Ohio, 3 de Fevereiro de 1927 – Humble, Texas, 3 de Abril de 1995) foi um matemático americano e um exímio jogador de damas, sendo considerado o melhor jogador da história deste jogo de tabuleiro.

Dama é o nome genérico dado à uma mulher de bons modos, com boa educação, nobre e distinta. A palavra "dama", como uma forma de tratamento", também é usada para chamar de maneira atenciosa, respeitosa e honorífica as mulheres em geral, independente do seu estado civil.

Já, a dama é uma brincadeira mais fácil de aprender e, por isso, pode ser jogada por crianças a partir de três anos, viu? Ela é praticada entre dois jogadores num tabuleiro quadrado, com 64 casas e 24 peças, 12 pra cada jogador e em cores diferentes.

No jogo de damas, o sopro é uma regra que determina que um jogador deve mover uma de suas peças, se ele tiver uma peça que pode ser movida. Isso é feito para evitar que o jogo fique bloqueado e sem possibilidade de movimento, o que poderia levar a uma situação de empate.

Quando houve a colonização no Brasil o jogo de damas era muito conhecido em Portugal e Espanha, com a vinda da corte real ao Brasil em 1806, Dom João VI é que trouxe o primeiro livro de damas ao Brasil, livro de Juan Canalejas, ¨Libro del Juego de las damas¨,que foi publicado em Barcelona, Espanha, em 1650.

Se engana quem acha que é só a dama que pode andar para trás, tanto a dama quanto a peça comum podem andar para trás, porém a peça comum pode andar para trás apenas quando for comer alguma outra peça!

As regras do jogo são simples, o objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. Sempre que uma peça sua chega até a 8º casa do adversário, essa peça é coroada como Dama, assim ela pode se deslocar várias casas na diagonal de uma só vez, enquanto que as peças comuns devem se deslocar uma casa de cada vez.

Quais são as cartas do baralho? As cartas de baralho tradicional são numeradas de 2 a 10. O restante é figurado em ás (A, que equivale a um), valete (J, correspondente ao número 11), dama (Q, vale 12), rei (K, vale 13) e o coringa, ou joker, que garante benefícios a quem fica com ela.

Conforme mencionado, cada peça tem um valor diferente e não é surpresa que os valores das peças estão diretamente ligados à força delas. Um peão vale um ponto, um cavalo ou bispo vale três pontos, uma torre vale cinco pontos e uma dama vale nove pontos.

Comece por definir as linhas horizontais e depois desenhe as verticais, formando os quadrados. Deverá ter 8 linhas horizontais e 8 linhas verticais. Depois de desenhados os quadrados, pinte-os. Você deverá escolher duas cores contrastantes (preto e vermelho, por exemplo).

Cada jogo tem 32 peças, sendo 16 peças brancas para um jogador e 16 pretas para o outro jogador. Cada jogador controla oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, uma rainha (ou dama) e um rei.

tanto no tabuleiro de xadrez como no tabuleiro de damas existem oito colunas e oito linhas, ou seja há 64 casas .