Quantas casas o tabuleiro de xadrez possui?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

64 casas

O Xadrez é um esporte onde dois jogadores se enfrentam num tabuleiro de 64 casas, com 32 peças colocadas numa ordem pré-determinada. Sendo que 16 peças brancas s˜ao para um jogador e 16 peças pretas para o outro.

Ao jogar com as brancas as peças são dispostas, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Torre, Cavalo, Bispo, Rainha, Rei, Bispo, Cavalo, Torre. Ao jogar com as pretas a ordem é semelhante, porém a posição da Rainha e do Rei são "espelhadas".

Ele surgiu no sudoeste da Europa na segunda metade do século XV, durante o Renascimento Cultural. Até hoje um dos jogos mais populares do mundo, o xadrez pode ser levado para a aula de Educação Física de forma simples e divertida. É uma ótima opção, por exemplo, para dias de chuva.

Rainha

As peças no Xadrez são chamadas de "material" e cada uma delas possui um valor baseado em sua força. A mais poderosa é a Rainha devido ao seu grande poder de ataque.

Peças - 32 peças, 16 brancas e 16 pretas. Sendo que ambas as cores possuem: 2 Torres 2 Cavalos 2 Bispos 1 Dama 1 Rei 8 Peões Tabuleiro - tabuleiro de 64 casas, claras e escuras.

A torre pode se mover quantas casas quiser na horizontal ou vertical, mas não pode se mover diagonalmente. No início da partida cada jogador conta com duas torres, as torres das brancas em a1 e h1, as torres das pretas em a8 e h8.

Cada subdivisão do tabuleiro é denominada casa (ou escaque) e recebe uma identificação única para a prática de notação das partidas, podendo-se tratar da identificação descritiva, algébrica ou numérica.

O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia. É da palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez.

A Torre, apesar de frágil no início do jogo, é considerada a peça mais poderosa depois da Rainha. O Peão, chamado de Bhata no Chaturanga, representa a infantaria, a linha de frente dos exércitos medievais. É a peça mais fraca e menos valiosa de todo o tabuleiro.

Além do básico de cada peça, o xadrez permite ações especiais em algumas situações: o roque, a captura en passant e a promoção do peão. Os três também estão entre os principais movimentos do xadrez.

O xadrez tornou-se conhecido pelos brasileiros em 1808 graças a dom João 6º. Nessa época, o imperador trouxe para o país o primeiro exemplar impresso de um trabalho sobre o jogo. A primeira competição oficial, no entanto, só foi realizada 72 anos depois.

Os grandes nomes do xadrez brasileiro estarão presentes. Dentre eles o número 1 do Brasil, o GM Luis Paulo Supi, e o número 2, GM Alexandr Fier. Separados por apenas 12 pontos, a disputa entre Supi e Fier vai valer a liderança do ranking nacional.

Existem evidências de que o xadrez foi primeiramente inventado na China, em 204–203 a.C., por Han Xin, um líder militar, para dar às suas tropas algo o que fazer durante um acampamento de inverno. Também o Rei Arthur é cogitado como um dos possíveis inventores do jogo.

Ele não pode se mover para uma casa ocupada por uma peça da mesma cor. O rei captura outra peça da mesma maneira que se move, ocupando a casa da peça adversária. Existe um limite adicional ao movimento do rei. O rei não pode se mover para uma casa que o coloque sob ataque de uma peça adversária (chamado em “cheque”).

A jogada Gambito da Rainha
O Gambito da Rainha é uma jogada feita pelas peças brancas logo no início da partida. Nela, o peão da rainha é sacrificado para se conquistar o estratégico domínio territorial do meio do tabuleiro. Então não, a rainha não participa da jogada. Sua função é identificar o peão a ser sacrificado.

O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a.

Dimensões aproximadas do tabuleiro: 29 x 29 x 2,5 cm (comprimento x largura x altura).

O xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. É disputado entre dois jogadores, utilizando-se de um tabuleiro e 16 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha.