Quantas cartas foram escritas pelo apóstolo Paulo?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Começou a pregar e a escrever sobre os fundamentos básicos anunciados por Cristo. Suas Epístolas revelam, no Novo Testamento, a importância da palavra de Deus, ou seja, da Bíblia. Paulo, segundo os estudiosos, foi autor de 13 cartas, escritas a comunidades distintas.

Segunda Epístola a Timóteo

A Segunda Epístola a Timóteo, geralmente referida apenas como II Timóteo, é o décimo-sexto livro do Novo Testamento da Bíblia, a segunda carta que o apóstolo Paulo redigiu a Timóteo e a última epístola de Paulo em ordem cronológica.

aos Tessalonicenses

As cartas aos Tessalonicenses: são consideradas por todos os estudiosos como as primeiras cartas de São Paulo (e primeiras do Novo Testamento). Foram escritas em Corinto entre os anos 50 e 52. Essas cartas tratam fundamentalmente da Parusia, ou segunda vinda de Cristo e da ressurreição dos mortos.

Então o apóstolo ficou um ano e meio em Corinto. Durante esse tempo ele escreveu as cartas de 1 e 2 Tessalonicenses como forma de encorajamento aos cristãos que estavam sendo perseguidos.

Numa destas audiências de janeiro passado, o Santo Padre refletiu sobre as “Cartas Pastorais” do citado Apóstolo. São elas as duas dirigidas a Timóteo e uma a Tito, ambos colaboradores de Paulo.

O apóstolo Paulo ajudou a liderar a Igreja depois que Jesus morreu. Naquela época, não havia telefone nem internet. Por isso, Paulo escrevia cartas aos membros da Igreja.

A Epístola aos Filipenses muitas vezes é chamada de “epístola da prisão”, o que também acontece com Efésios, Colossenses e Filemom.

A Epístola a Filemom é a mais curta de todas as cartas escritas pelo Apóstolo Paulo, apenas 335 palavras no grego original. Nas listas mais antigas sobre o conjunto da obra paulina, a Carta a Filemom está presente.

Paulo confiou a Tito a tarefa de levar sua primeira epístola aos santos que viviam em Corinto (ver 2 Coríntios 7:5–15). Ele escreveu a Tito para fortalecê-lo em sua missão de guiar e cuidar dos ramos da Igreja em Creta, apesar da oposição (ver Tito 1:5, 10–11; 2:15; 3:10).

Atualmente, os manuscritos encontrados em Qumran estão guardados no Santuário do Livro, uma ala do Museu de Israel, em Jerusalém.

  • Epístolas paulinas
  • Epístola aos Gálatas
  • The KJV 1st Corinthians: Super Large Print Edition (2018)
  • On the Epistle of Paul the Apostle to the Romans
  • The Second Epistle of Paul the Apostle to the THESSALONIANS
  • New Testament. the Epistle of Paul the Apostle to the Galatians; Pp. 613-844 (2017)

Paulo

A epístola a Tito foi escrita por Paulo (ver Tito 1:1).

De acordo com a tradição, o terceiro evangelho foi escrito por Lucas, companheiro de Paulo (nomeado em Colossenses 4:14 como o "médico amado").

As epístolas escritas por Paulo, por exemplo, são chamadas de Epístolas Paulinas. Já as demais epístolas são chamas de Epístolas Gerais. Daniel Conegero. As Epístolas Gerais na Bíblia são as oito cartas do Novo Testamento que não foram escritas pelo apóstolo Paulo.

A única exceção é o Evangelho de João -- justamente o "estranho no ninho" entre os quatro textos aceitos no Novo Testamento, por não seguir a mesma linha básica de narrativa dos outros três e apresentar uma visão teológica muito desenvolvida e elevada de Jesus, considerado o Verbo de Deus encarnado.

1. Carta, missiva. 2. Composição poética em forma de carta.

Paulo declarou que era prisioneiro na época em que escreveu a epístola aos Efésios (ver Efésios 3:1; 4:1; 6:20).

No itinerário de ida eles atravessaram Perge e pregaram somente em Antioquia da Psídia na sinagoga, conforme v. 13.13-14.

Quando e onde ele foi escrito? Paulo escreveu a epístola conhecida como 1 Coríntios perto do final de sua visita de três anos a Éfeso (durante sua terceira missão), que provavelmente terminou em algum momento entre 55 e 56 d.C. (ver Atos 19:10; 20:31; Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”).

Apóstolo Paulo

O Apóstolo Paulo escreveu 2 Timóteo (ver 2 Timóteo 1:1).