Quantas capas têm um livro?

Perguntado por: iinfante . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Um livro possui ao todo 4 capas. A tradicional capa, ou primeira capa, é o cartão de visitas do livro, onde aparecem as principais informações como: nome do livro, nome do autor, editora e elementos gráficos. A segunda capa é a parte oposta à primeira capa.

Nós mudamos a capa quando o livro está esgotado ou quase, ou seja, não temos mais em estoque e teríamos que reimprimir de qualquer forma.

O gênero quarta capa cumpre a função de informar o leitor sobre o conteúdo da obra à qual faz referência, apresentando uma avaliação positiva. O objetivo deste trabalho é verificar em que medida a quarta capa ajuda a promover a obra, no sentido de levar o leitor a adquiri- la e/ou lê-la.

A quarta capa é a última capa, o verso do livro, onde colocamos o texto de apresentação da obra. E justamente a segunda e terceira capas é que são, tecnicamente, as contracapas. A segunda pode ser chamada de contracapa anterior e a terceira de contracapa posterior.

Capa (4) e quarta capa (11)
À primeira capa de um livro (coloquialmente chamada apenas de “capa”) opõe-se a quarta capa (ou contracapa). A área interna da primeira capa é denominada segunda capa, enquanto a terceira capa é a área interna da contracapa.

Em geral livros técnicos compõem-se de introdução, desenvolvimento e conclusão. A enumeração dos capítulos, seções ou partes da obra, na ordem em que aparecem no texto. Se a obra for apresentada em mais de um VOLUME, em cada um deles deve constar o SUMÁRIO completo da obra.

Estrutura do livro. Elementos externos – Marcador, sobrecapa, capa (composta de quatro partes denominadas de primeira, segunda, terceira e quarta capas), lombada, orelhas, guarda, miolo e errata.

O profissional que tem a função de criar capas de livros é um designer editorial, um especialista que chamamos no mercado de capista. A missão do capista é visualmente conectar seu livro ao seu leitor, chamar sua atenção.

Principalmente o público-alvo. É ele quem vai nortear toda a ideia da capa para que a comunicação seja certeira. De nada adianta a capa ser maravilhosa, se não captar o público certo. Além disso, é muito importante que seja do gosto e do estilo do autor.

Folha de rosto
É a capa interna, com algumas informações que apresentam a obra. Entre elas título, autor, tradutor, número da edição, ano de publicação, informações sobre copyright, nome e endereço da editora. Ao dar um livro de presente, é na folha de rosto você deve escrever a dedicatória.

Folha de guarda.
O papel colado na parte interna da capa dura. As folhas de guarda são brancas ou creme para corresponder à cor do papel da parte interna do seu livro.

O preço final (ou preço de capa) de um livro é a soma do seu preço-base com os direitos autorais estabelecidos pelo autor, além de um residual de impostos e taxas financeiras.

Na capa frontal deve ser inserido o título do livro, nome do autor, logo da editora e caso o autor desejar, uma frase de efeito.

Abaixo, respondemos as dúvidas constantes sobre o assunto: Quantas páginas/capítulos deve haver um livro/história? Sem limite para ambos. Porém, na maioria dos livros teens de nossa geração, um capítulo gira em torno de 11 a 16 páginas, e geralmente vai de 25 a 30 capítulos.

É nela que temos os principais elementos que dão identidade à sua obra: o título, o subtítulo e o elemento visual principal (imagem, ilustração, foto, ícone, pictograma ou outro elemento gráfico). Além disso temos, claro, a identificação do autor da obra.

Conteúdo da Folha de Rosto ou Contracapa nas normas ABNT
O itens de informação que compõem o conteúdo da folha de rosto ABNT (contra capa ABNT) são: Nome(s) do(s) autor(es) do trabalho; O título que deve ser o mais auto-contido e objetivo possível; Deve representar os assuntos tratados no TCC.