Quantas câmaras de gás existiram?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

O maior campo de extermínio foi Auschwitz-Birkenau, que no começo de 1943 já possuía quatro câmaras de gás que operavam com o gás venenoso Zyklon B.

Um apetite assassino inesgotável. Odilo Globocnik gabou-se de ser o nazista que eliminou a maioria dos judeus. Ele foi o responsável pela construção e operação de campos de extermínio.

No local, o mais conhecido campo de concentração mantido pela Alemanha nazista de Adolf Hitler, entre 1,1 e 1,5 milhão de pessoas (em sua maioria judeus) morreram nas câmaras de gás, de fome ou por doenças.

As câmaras de gás em Majdanek usavam monóxido de carbono e Zyklon B. Milhões de judeus foram mortos nas câmaras de gás dos campos de extermínio como parte da “Solução Final”.

Além do Ceará, o Brasil também contou com campos de concentração espalhados pelo país na época da Segunda Guerra Mundial. Após o rompimento de relações com os países do Eixo, os campos brasileiros serviram como uma forma de mostrar que o governo estava comprometido com os Aliados.

Zyklon B

O Zyklon B, em forma de comprimido, se transformava em gás letal quando entrava em contato com o ar. Por ter ação rápida, foi escolhido para ser o instrumento de extermínio em massa em Auschwitz, e lá, no auge das deportações, até 6.000 judeus eram mortos diariamente por este gás.

Em 27 de janeiro de 1945, tropas soviéticas entraram no campo de concentração e encontraram os sobreviventes magros, torturados e exaustos. Apenas cerca de 7 mil prisioneiros esqueléticos e doentes terminais tinham sobrevivido, sendo que 500 deles eram crianças.

Uma placa na entrada do campo dizia: “ARBEIT MACHT FREI”, que significa “o trabalho liberta”. Na realidade, o que acontecia era o oposto. O trabalho se tornou outra forma de genocídio, chamada pelos nazistas de “extermínio por meio do trabalho”.

As autoridades das SS estabeleceram os três campos principais perto da cidade polonesa de Oswiecim: Auschwitz I, em maio de 1940; Auschwitz II (também conhecido como Auschwitz-Birkenau), no início de 1942; e Auschwitz III (também chamado de Auschwitz-Monowitz), em outubro de 1942.

Fundado pelos alemães em 1940, nos subúrbios de Oswiecim, cidade polonesa, Auschwitz era um campo de concentração e extermínio nazista. Em 1942, tornou-se o maior dos centros de extermínio onde foi realizada a "Endlösung der Judenfrage", também conhecida como a 'solução final para a questão judaica'.

Tropas britânicas, canadenses, americanas e francesas também libertaram prisioneiros de outros campos. Os americanos foram responsáveis pela libertação dos campos de Buchenwald e Dachau, enquanto as forças britânicas ficaram encarregadas do campo de Bergen-Belsen.

Seis milhões de judeus foram mortos. 77 anos depois da Segunda Guerra Mundial, o planeta continua alerta para movimentos neonazistas. O Holocausto representou o massacre de seis milhões de judeus e outras minorias.

Faz 75 anos que as tropas da União Soviética libertaram Auschwitz. A data hoje é lembrada como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Em 27 de janeiro de 1945, tropas soviéticas entraram cautelosamente em Auschwitz.

Museu estima número de 20 mil a 25 mil judeus chegaram ao país para escapar do nazismo; data lembra as vítimas.

Você já ouviu falar sobre o holocausto brasileiro? Ele aconteceu aqui em Minas Gerais, precisamente na cidade de Barbacena, entre os anos de 1930 e 1980.

O Distintivo no Sistema dos Campos
Judeus encarcerados em campos foram marcados com dois triângulos amarelos sobrepostos formando uma estrela de Davi. Feitos de tecido, estes distintivos eram costurados nos uniformes usados pelos prisioneiros nos campos.

Resposta verificada por especialistas
Olá, Na verdade, os "pijamas" retratados no filme são uniformes de prisioneiros, pois os nazistas os utilizavam para marcar e diferenciar os judeus de quaisquer outras pessoas.

Os alemães confinaram judeus e ciganos em guetos superlotados, até serem transportados, através de trens de carga, para campos de extermínio, onde, se sobrevivessem à viagem, a maioria era sistematicamente morta em câmaras de gás. Muitos judeus viviam na Alemanha antes da era nazista.

Em 1924, a Deutsche Gesellschaft für Schädlingsbekämpfung mbH (Degesch), corporação alemã para o controle de pragas, hoje Detia-Degesch GmbH4 , criou o Zyklon B como um inseticida .

Auschwitz-Birkenau

O maior campo de extermínio foi Auschwitz-Birkenau, que no começo de 1943 já possuía quatro câmaras de gás que operavam com o gás venenoso Zyklon B. No auge das deportações, mais de 6.000 judeus eram asfixiados por dia com este gás, em Auschwitz-Birkenau, Polônia.