Quantas calorias tem um ovo frito no azeite?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Além disso, ele é menos calórico: um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75.

Como fazer ovo frito no óleo
Use uma frigideira pequena e, com o fogo baixo, coloque o óleo ou azeite. Depois, com o máximo de cuidado, adicione o Ovo Mantiqueira e deixe fritar por até 2 minutos. Agora, pegue uma espátula de silicone e, delicadamente, puxe a borda da clara para mais perto da gema.

Prefira o azeite extravirgem e não deixe que o mesmo fique por muito tempo em contato com o calor, para que assim não perca suas propriedades benéficas e seu aroma.

É sempre bom lembrar que o consumo excessivo de alimentos fritos pode fazer mal à saúde. Mas, quando for fritar algum alimento não tenha dúvida em usar azeite. Com o embasamento em várias pesquisas científicas, diz-se: “Sim, podemos fritar com azeite de oliva”.

Qual gordura utilizar no ovo frito? Se o que você quer é o melhor sabor possível, utilize gordura de bacon. Outra ótima gordura é manteiga. Como a manteiga tem um ponto de queima baixo, o ovo ficará com um aspecto mais escuro, como na foto abaixo.

Usando pouca água
Leve a frigideira antiaderente ao fogo e, com cuidado, quebre o ovo (deixando a gema inteira). Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Quando a clara estiver alcançando uma coloração branca, adicione uma colher de sopa de água e tampe a frigideira, aguardando até que o ovo esteja inteiramente frito.

Azeite já! Com vista no que foi dito, chegamos à conclusão de que o azeite é sim mais indicado para consumo diária e, muito mais do que um simples óleo de cozinha, contém propriedades saudáveis que nutrem nosso corpo de forma leve e efetiva.

Analisando friamente, é possível dizer que, por ter um preparo simples, o ovo cozido é a opção mais saudável e menos calórica, uma vez que só precisa de água. Além disso, não contém gorduras prejudiciais à saúde, que estão presentes nas frituras.

Mas não está certo. A explicação - falsa - seria que as moléculas de gordura desse tipo de azeite queimam a uma temperatura inferior à dos demais e, por isso, ele produziria aldeídos e outros compostos químicos que poderiam ser tóxicos e dariam um sabor ácido para os alimentos.

azeite

Segundo o estudo, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite, primeiro porque os compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.

30 gramas

A forma de ingestão mais indicada por médicos e nutricionistas é de até duas colheres de sopa de azeite por dia. Essa quantidade equivale a 30 gramas do produto. Deve-se, no entanto, evitar o uso do azeite para frituras ou para refogar alimentos.

Por isso, uma boa dica para perder peso é incluir ovos em seu café da manhã. Seu consumo dá saciedade suficiente para não procurar outros alimentos até o horário do almoço. Com a prática regular de exercícios físicos, essa estratégia acaba sendo bem eficiente, pois o alimento funciona como um pacote completo.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

Ovo frito saudável
Uma delas é utilizando azeite no lugar do óleo comum, pois suas propriedades ajudam na absorção de carotenóides, luteína e zeaxantina. Outro jeito de consumir o alimento é sem óleo mesmo, através de uma frigideira antiaderente.

É optar, por exemplo, pelos óleos vegetais para fritar a comida. Nesse caso, dê preferência às versões à base de soja, canola, milho e girassol. Eles contém vitamina E e a gordura presente é insaturada, considerada boa para o organismo.

Ingrediente é utilizado frequentemente como substituto mais saudável da manteiga no preparo das refeições. Você já deve ter lido em algum lugar que o azeite não é recomendado para refogar alimentos, porque as altas temperaturas em contato com o produto fazem com que ele perca suas propriedades benéficas.