Quantas calorias tem mungunzá salgado?

Perguntado por: nfernandes3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Tabela Nutricional

Tabela Nutricional% VD (*)
Calorias (valor energético)205.00 kcal10.25%
Carboidratos líquidos38.80 g-
Carboidratos39.20 g13.07%
Proteínas4.40 g1.47%

Um copo de mungunzá (200 ml) contém 202 calorias.

Alimento é rico em vitaminas do complexo B
Assim como as fibras, elas contribuem para um bom funcionamento do organismo, mas não para por aí. Também ajudam a aliviar dores de cabeça, inflamações na boca e na língua, alergias, cansaço e problemas ligados à depressão.

O milho é um alimento versátil que pode ser encontrado em diversos preparos e incluído em dietas que visem o emagrecimento e até a hipertrofia. O cereal possui benefícios para a saúde que vão desde a melhora do trato intestinal até a redução de colesterol e auxílio no controle glicêmico.

Engorda? A canjica é um alimento que aumenta a saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo. Além disso, uma xícara de canjica pura tem cerca de 170 calorias, menos que o arroz, que tem 200. Sendo assim, o que pode tornar o alimento calórico e engordativo são os complementos, como açúcar e leite condensado.

5 opções fitness para matar a vontade de comer salgado

  • Pão de queijo de frigideira.
  • Salgado maromba fit.
  • Pão fit low carb.
  • Coxinha low carb.

Receita de munguza, 116,14 calorias por porção - Vitat Receitas.

Outras quantidades: 1 xícara - 365kcal, 1 colher de sopa - 23kcal, 1 oz - 47kcal, Outras quantidades: 1 xícara - 377kcal, 1 porção - 177kcal, mais...

Todas as primeiras sextas-feiras do mês é dia de preparar o mungunzá doce em homenagem a Oxalá. Um ato importante de ligação e compartilhamento do alimento, pois todos do terreiro dividem o axé e celebram entre si essa iguaria.

Na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. Já no Nordeste, há o mungunzá. O mungunzá é a preparação com milho branco, e a chamada canjica é amarela, bem semelhante ao curau, que é um termo pouco utilizado pelos nordestinos.

Por possuir inúmeros benefícios, a canjiquinha de milho é um alimento que pode ser consumido diariamente dentro da nossa dieta, sendo um ótimo ingrediente para quem se preocupa com a saúde na alimentação.

Para perder 1 quilo por semana, o consumo de calorias deveria ser restrito a 1057,58 kcal por dia. Em geral, não é aconselhado uma restrição calórica tão grande. O mínimo recomendado é 1200 kcal por dia.

A Organização Mundial da Saúde estabelece que um indivíduo adulto saudável deve consumir entre 2.000 e 2.400 calorias por dia. Mulheres em torno de 2.000 e homens em torno de 2.400.

Os principais alimentos com pouco carboidrato são algumas frutas e vegetais, como morango, amora, acelga e alface. Além disso, existem alguns alimentos que não contém carboidratos, como é o caso das proteínas, como frango, ovos e peixes, e das gorduras, como azeite e óleo de abacate.

A canjica é um alimento bastante versátil, e pode ser uma ótima aliada para a dieta, uma vez que ela é rica em fibras. Porém, é necessário tomar cuidado com os acompanhamentos, que podem aumentar a quantidade de calorias.

Além disso, uma porção de 160g de canjica possui cerca de 115 calorias, menos do que uma porção de mesma proporção de arroz.

Salgadinho de milho
Por conter uma série de produtos químicos, o salgadinho de milho também entra na lista de alimentos que engordam. Além disso, um pacote de 63 gramas contém 17% do valor diário de sódio.

Claras de ovo, peito de peru, frango (sem pele), peixes, bifes magros e iogurte desnatado ajudam na melhora da composição corporal e são alimentos que saciam facilmente.

Qual é pior? Nenhum dos dois é particularmente perigoso, desde que sejam consumidos com moderação. “Mas em uma comparação mais minuciosa, o excesso de açúcar tem mais impacto negativo sobre a sua saúde em geral”, diz Head. McMordie concorda: “O sal é essencial para o corpo funcionar corretamente.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;