Quantas calorias tem em 100g de arroz integral cozido?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Informação nutricional do arroz integral

Componentes100 g de arroz integral cozido100 g de arroz de grão longo cozido
Calorias124 calorias125 calorias
Proteínas2,6 g2,5 g
Gorduras1,0 g0,2 g
Carboidratos25,8 g28 g

Para garantir os benefícios dos grãos integrais, a recomendação é consumir 3 a 5 porções por dia e para você ter noção de quanto é isso, veja a listinha que nossa nutricionista Tati elaborou para nos ajudar: 1 porção é igual a: Arroz integral cozido: ½ xícara de chá (90g)

Conforme explicamos, o arroz integral é, sim, considerado mais saudável do que o arroz branco, mas isso não significa que ele é menos calórico.

Existem 25 calorias em 3 colheres de sopa (20 g).

224 calorias

Existem 224 calorias em Arroz Integral (Médio, Cozido) (200 g).

"O arroz integral é rico em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal, proporcionam sensação de saciedade e diminuem a absorção do açúcar pelo organismo, o que ajuda no emagrecimento e na prevenção de doenças", explica a nutricionista Marília Toledo, da Grings Alimentos Saudáveis.

Seguindo os ensinamentos do Guia Alimentar da População Brasileira, numa refeição completa e equilibrada, recomenda-se que ¼ do prato seja carboidrato. Em torno de 4 colheres de arroz ao dia já garantem os benefícios e bastante energia.

Além de apresentar propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que auxiliam no tratamento e prevenção de várias doenças. Benefícios do arroz integral: Auxilia e preserva o intestino: por ser rico em fibras solúveis e insolúveis, o arroz integral ajuda no funcionamento e na proteção do intestino.

Em relação à quantidade a ser consumida na dieta, geralmente o indicado pelos profissionais é cerca de quatro a seis colheres de sopa por refeição, mas essa decisão pode variar de acordo com o estilo de vida da pessoa.

"Os carboidratos do bem que substituem o arroz são: batata-doce, quinoa cozida em grãos, inhame e mandioca. A quinoa tem aminoácidos, vitaminas do complexo B e é rica em proteína vegetal. Os demais são carboidratos do bem com menor índice glicêmico, ajudam a dar saciedade e são ricos em fibras.

Embora seja semelhante em calorias e conteúdo de carboidratos, o arroz integral supera o arroz branco em quase todas as outras categorias. Uma xícara de arroz integral contém: Calorias: 216. Carboidratos: 44 gramas.

4 colheres de sopa bem cheias de arroz integral todos os dias. Essa é a medida recomendada para reduzir a gordura e afastar males como o câncer. Uma fina casca – para os olhos, essa é a única diferença entre o arroz integral e o branco.

Quando comparado ao arroz branco, a versão integral é a melhor pedida em termos nutricionais, mas pode causar efeito rebote se ingerido em excesso, portanto, o arroz integral emagrece apenas quando consumido com moderação.

O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.