Quantas calorias tem 100 gramas de brócolis cozido?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

35 kcal

Destaca-se por ser uma hortaliça pouco calórica —em 100 g do alimento cozido há cerca de 35 kcal.

Alguns estudos sugerem que o consumo de 1/2 xícara de brócolis por dia pode ajudar na prevenção do câncer.

Um copo de brócolis (100 g) é mais do que a necessidade diária de vitamina K de um adulto saudável. O brócolis tem um alto teor de fibras. Comer brócolis pode melhorar a função do intestino, levando à um sistema digestivo mais saudável.

Os cinco que mais engordam são o milho, as ervilhas, as batatas, as cenouras e o repolho.

O brócolis tem mais calorias, proteínas, lipídios e carboidratos do que a couve-flor.

51 calorias

Existem 51 calorias em Brócolis (150 g).

Você deve incluir o brócolis como um dos vegetais crucíferos que você come regularmente se você quer receber os benefícios fantásticos oferecidos por essa família de vegetais. No mínimo, inclua vegetais crucíferos como parte da sua dieta 2 ou 3 vezes por semana, com uma porção de pelo menos 1 1/2 xícara.

Como consumir brócolis? A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Uma forma fácil de fazer isso é cozinhar o brócolis em uma espagueteira com pouca água.

"Na ordem de maior quantidade de proteínas, no grupo dos vegetais, destaco o espinafre, a couve, brócolis, couve-flor, salsa e repolho. Eles são excelentes fontes de proteínas vegetais, sendo opções saudáveis e acessíveis pra incluir na alimentação.

100g de carne vermelha tem 25g de proteína, enquanto 100g de brócolis tem 2,8g de proteína.

O feijão de corda, por sua vez, é o considerado “mais proteico”, chegando a quase 9g de proteína em 100g do alimento.

Seu alto conteúdo de vitaminas A, B, C, E e K fortalece o sistema imunológico, melhora a visão e previne as doenças vasculares. O brócolis também tem uma quantidade de fibras suficiente para evitar doenças do cólon. Por isso não deve faltar em nosso cardápio semanal. É definitivamente um exemplo de alimento saudável”.

Se você observar que o brócolis amarelou no topo, aproveite o legume o quanto antes porque ele já iniciou o processo de apodrecimento. No entanto note que nem sempre é possível aproveitar o brócolis quando amarela, porque começou a mofar e seu gosto é ruim. Na dúvida, descarte o brócolis amarelo.

Outro cuidado que devemos ter é que apesar de o brócolis ser benéfico e rico em fibras, o excesso do alimento pode causar desconfortos abdominais. Então, ofereça-o apenas uma ou duas vezes na semana.

cabeça

Apesar da maioria dos brasileiros alimentarem-se apenas da inflorescência, folhas e talos da planta também podem ser consumidos. Entretanto, a parte mais nutritiva é realmente a parte da cabeça.

Todos devem comer pelo menos uma vez por semana, meia xícaras de brócolis ou duas ou três vezes por semana. Os homens devem comer quatro porções por semana para reduzir o risco de câncer de próstata.

Couve, brócolis e espinafre são alguns exemplos de vegetais verdes escuros que ajudam a perder peso. Isso porque eles têm poucas calorias, pouca gordura e alto teor de fibras, que tornam a digestão mais lenta e prolongam a sensação de saciedade.