Quantas calorias se perde em 40 minutos de bicicleta?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Andar de bicicleta pode promover a queima de até 400 calorias por hora, além de também contribuir para o fortalecimento das pernas e dos músculos abdominais, o que ajuda na perda de peso e de gordura.

Ande de bicicleta por 40 a 70 minutos para queimar 500 calorias (dependendo da sua velocidade). Isso vale tanto para bicicletas normais quanto para ergométricas. Em ritmo moderado (ou seja, a ponto de suar de leve), você vai queimar 500 calorias em 60 minutos.

Para lazer: se o seu intuito é ter mais uma forma de lazer, pedalar por meia hora pode te ajudar a perder até 140 calorias.

Embora muitos acreditem que andar de bicicleta engrossa as pernas ou as coxas, na verdade, pedalar aumenta o ganho muscular, deixando-as mais firmes e torneadas. panturrilha: aqui, o músculo gastrocnêmio é que entra em ação. Muitos julgam que pedalar é capaz de aumentar a panturrilha.

A esteira leva vantagem em relação ao gasto calórico, mesmo quando a intensidade do treino é a mesma que você faria na bike”, esclarece Thiago Moreira, gerente do departamento técnico da Smart Fit Brasil e especialista em fisiologia do exercício.

Os exercícios aeróbicos, como caminhada rápida, HIIT e corrida, aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias enquanto que os exercícios de resistência como a musculação, favorecem o aumento do músculo, o que melhora a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o período de repouso.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de perder peso de forma saudável. Depois que atingir o peso desejado, pedalar se torna uma excelente maneira de manutenção do peso enquanto que ao mesmo tempo tonifica os músculos – além de ser uma atividade muito divertida e não monótona.

Como calcular
Esta é a fórmula final que você pode usar. Apenas multiplique sua potência média na bicicleta pelo número de horas que você passou pedalando vezes 3,6 e pronto - o número de calorias queimadas.

Entre 500 e 1000 calorias em 60 minutos
A grande margem se deve ao fato do ciclismo ser um esporte em que o nível de esforço físico varia bastante de acordo com a intensidade da pedalada e outras variáveis do trajeto percorrido.

Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança!

A mestre em fisiologia do exercício pela UNIFESP, Bianca Vilela, explica que para perder 1kg de gordura, é preciso eliminar 7 mil calorias e conta como conquistar isso.

Invista em carboidratos logo após o seu pedal, para recuperar o glicogênio do corpo, substância que supre a energia para os pedais. Para isso, pratos com massas, pães e tortas são boas pedidas. Outro ponto importantíssimo é a hidratação pós pedal.

Bike em jejum: intensidade e duração recomendada
Ou seja, um treino de cardio em jejum, realizado com grande intensidade, pode apresentar um grande efeito colateral. Isso acontece, pois ele prejudica os músculos. Além disso, treinar com o estômago vazio gera um certo estresse em nosso corpo.

Para definir o corpo a partir do ciclismo, o atleta deve pedalar três vezes por semana durante uma hora seguida, mantendo a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) em 70%. Essa intensidade auxilia no processo.

Benefícios do ciclismo: pedalar perde barriga!
Para isso, é preciso dedicação. O treino deve ser realizado pelo menos entre três e quatro vezes por semana. Somente com constância é que será possível ver os primeiros efeitos e a diminuição da circunferência. É claro que, uma boa alimentação, auxilia nos resultados.