Quantas bolsas de sangue para plaqueta?

Perguntado por: arodrigues3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Pode ser realizada a cada 7 dias, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas. Quem pode doar plaquetas? Para a pessoa doar plaquetas, é necessário que tenha realizado uma doação de plaquetas ou de sangue na Pró-Sangue, nos últimos 24 meses.

Dependendo das condições clínicas, a maioria dos pacientes necessita somente de 01 (Um) Componente ou 01 (Um) Derivado, isso quer dizer que mais de um paciente (pode chegar a quatro pacientes) pode se beneficiar de uma única unidade de sangue total, ou seja, um doador pode salvar até 4 (Quatro) vidas.

Uma única bolsa doada pode ser usada em até quatro pacientes, ou seja, pode salvar a vida de quatro pessoas. O sangue é essencial para tratamentos e intervenções urgentes e pode ser necessário, entre outros casos, em anemias profundas, hemorragias graves, queimaduras de 3º grau e hemofilia.

A transfusão sanguínea de CH - Concentrado de Hemácias - deve ser realizada durante, no máximo, 4 horas, devendo a bolsa ser retirada e descartada caso atinja o tempo limite, para CP - Concentrado de plaquetas - e PFC - Plasma - deve-se correr aberto em no máximo 1 hora e para CRIO - crioprecipitado - deve-se correr em ...

Uma bolsa de sangue com 350 mililitros custa de 300 a 800 reais. A maioria dos pacientes recebe de duas a três bolsas. Se o doente passa mais de sete dias no hospital, costuma receber pelo menos uma bolsa para compensar o sangue perdido em sucessivas coletas para exames.

A doação de plaquetas beneficia muitos pacientes, especialmente aqueles em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros.

Para a pessoa doar plaquetas, é necessário que tenha realizado uma doação de plaquetas ou de sangue na Pró-Sangue, nos últimos 24 meses. Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de plaquetas por aférese.

Quem não pode doar plaquetas temporariamente? Pessoas que estiverem gripadas ou com febre, diarreia, uso de anti-inflamatórios; que ingeriram bebida alcoólica no dia da doação e mulheres grávidas ou até três meses após o parto.

450 ml

Em geral, cerca de 450 ml de sangue doado, o equivalente a uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até quatro vidas.

O maior perigo de plaquetas baixas é acontecer algum sangramento grave. “Depende de quão baixa está o nível de plaquetas, principalmente se tivermos um nível abaixo de 20.0000/mm hemograma, mas o maior risco da plaqueta baixa é sangramento”, a médica explica.

Quanto menor a contagem de plaquetas, maior a propensão a sangrar. As pessoas que têm muito poucas plaquetas podem ter sangramento intestinal intenso ou apresentar hemorragia cerebral de risco à vida.

O volume de anticoagulante da bolsa é padronizado para um mínimo de 400ml de sangue. Logo, uma pessoa com peso inferior a 50 kg não poderia doar o volume mínimo.

O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

São dois os principais motivos por que as mulheres são incluídas em grupos de risco para doação de plaquetas: a presença do anticorpo HLA e o risco de contrair uma síndrome chamada Trali (do inglês, transfusion-related acute lung injury ou lesão aguda pulmonar relacionada à transfusão.)

CUIDADOS NA TRANSFUSÃO DE CONCENTRADO DE PLAQUETAS:
- Tempo de infusão: 30 minutos - O pool de plaquetas em sistema aberto poderá ser transfundido no máximo até 4 horas do procedimento.

Em casos de urgência ou sangramentos, podem-se transfundir plaquetas, mas isso somente tem indicação em casos onde a contagem esteja abaixo de 10.000 ou quando há manifestação de sangramento com contagens abaixo de 100.000.

O hemocomponente é administrado através de uma agulha conectada a uma veia, geralmente no braço ou na mão. A infusão de uma bolsa de glóbulos vermelhos leva cerca de 2 horas, mas pode ser administrada mais rápida ou mais lentamente, conforme orientação de seu médico.

450ml

Não existe nada que substitua o sangue. A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa!

Quem utiliza as Plaquetas? Pacientes que apresentam baixa contagem de plaquetas ocasionadas por leucemias, cirurgias cardíacas, câncer, anemia aplástica, quimioterapia, radioterapia e transplante de medula óssea.

É utilizado para pacientes com sangramentos com contagens de plaquetas inferiores a 50.000 / mm3 ou portadores de disfunção plaquetária. Também poderá ser utilizado como medida preventiva de sangramento em casos de procedimentos invasivos para pacientes com baixa contagem ou disfunção plaquetária.

Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos; Somente mulheres nuligestas (que nunca engravidaram) podem doar plaquetas; O intervalo mínimo entre duas plaquetaféreses em um doador é de 48 horas, podendo o mesmo doador realizar doações, no máximo, 4 vezes por mês e 24 vezes por ano.