Quantas bolachas de água e sal pode comer na dieta?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o consumo desse tipo de gordura não deve ser exceder 2 gramas por dia. No entanto, apenas 6 biscoitos água e sal contêm sozinhos mais da metade da quantidade diária recomendada. Ou seja, o risco de ultrapassar esse número é grande ao consumir esse tipo de alimento.

Segundo a nutricionista da Pro Teste, Manuela Dias, cerca de seis biscoitos (30 gramas) água e sal pode ter 1,2 gramas de gordura trans e o cream cracker, 1,4 gramas. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo dessa gordura não seja maior que 2 gramas por dia.

Se for entre 15 a 30, o consumo é moderado, com um máximo de 175 gramas. Se for mais de 30 segundos, é restrito, tendo apenas 125 gramas no máximo de hidratos para ingerir. Isto tendo por base uma dieta de duas mil calorias diárias.

Apesar de mais calóricos, pães (francês ou de forma) são mais saudáveis e engordam menos do que cinco biscoitos.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que o consumo dessa gordura não seja maior que 2 g por dia. "É difícil evitar a gordura trans hoje", diz ela. "E, se em apenas seis biscoitos consome-se mais da metade, o risco de ultrapassar os 2 gramas é muito alto." Procurada, a Mabel não respondeu .

Biscoitos Cream-craker
Benefício: Em dietas, elas são um ótimo substituto para o tradicional pão, porque tem menos calorias (cada unidade de biscoito tem 30 calorias enquanto um pão soma 120 delas). Efeito contrário: os biscoitos levam na composição certo teor de gordura para deixá-los mais cremosos e crocantes.

Bolacha de água e sal ou torrada
Uma porção de pão, ou seja, 50g de pão francês ou duas fatias de pão de forma branco, equivalem a cerca de 3 torradas e 6 bolachas de água e sal”.

Muita gente costuma trocar o pão por bolacha água e sal na expectativa de que essa substituição seja mais saudável e que ajude a emagrecer. No entanto, o resultado pode acabar sendo o contrário e o peso aumentar ainda mais.

O pão francês leva a melhor nessa disputa porque é preparado com menos ingredientes processados do que o biscoito água e sal. Em relação a calorias, 5 unidades de biscoito equivalem a um pão. O problema, porém, é que o alimento mais processado tem mais gorduras e oferece menos saciedade.

Biscoitos integrais. Em uma quantidade acima de quatro unidades, esses pequenos podem ser inimigos de qualquer dieta. Outro aparente aliado da dieta, mas que pode se tornar um inimigo da silhueta fininha, é o biscoito integral.

Café da manhã

  • Opção 1: ou crepioca com queijo meia cura.
  • Opção 2: vitamina (leite desnatado + 2 frutas da sua escolha) e pão integral (com ricota ou manteiga sem sal)
  • Opção 3: ovos mexidos + suco verde.
  • Opção 4: mingau de aveia (sem açúcar) com leite desnatado e fruta picada.

Alimentos como alface, couve-flor, brócolis, berinjela e abobrinha, por exemplo, são uma boa pedida para serem ingeridos à noite, já que, por serem leves, garantem uma boa noite de sono. As oleaginosas são alimentos que trazem inúmeros benefícios à saúde, pois fortalecem o organismo e previnem doenças.

Mas claro que apenas 1 pãozinho francês ou 2 fatias de pão de forma, por dia, não fará mal algum, principalmente quando a ingestão hídrica está ajustada (0,035 a 0,050ml/kg de peso por dia).

De acordo com a nutricionista, todos os tipos de raízes e tubérculos, como batata doce, batata baroa, inhame, aipim e inhaminho são indicadas para substituir o pão. “O ideal é variar o consumo”, orienta.

Biscoito doce engorda menos que o salgado.

Equivalente de cada porção
1 pão francês, 5 biscoitos cream cracker, 2 unidades pequenas de batatas cozidas, 4 colheres das de sopa de macarrão ou arroz.

Para perder 1 quilo por semana, o consumo de calorias deveria ser restrito a 1057,58 kcal por dia. Em geral, não é aconselhado uma restrição calórica tão grande. O mínimo recomendado é 1200 kcal por dia.

O QUE COMER NA DIETA PARA EMAGRECER

  • verduras;
  • legumes;
  • frutas;
  • castanhas e sementes;
  • batata;
  • mandioca;
  • cereais e grãos integrais (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), leite e iogurte sem adição de açúcar (prefira os magros);
  • carnes brancas e vermelhas (prefira as magras também), além de ovos.

Isto é : “um alimento que fornece apenas calorias para o corpo, mas nenhum nutriente que colabore com a saúde do indivíduo que o consome”. Dessa forma, a profissional afirma que não há benefícios associados ao consumo da bolacha de água e sal e que, por isso, não recomenda a incorporação dela nas refeições diárias.