Quantas batatas eu posso comer por dia?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

As variáveis são muitas e, por isso, consultar o seu nutricionista é a melhor opção. Ou seja, no geral, uma batata por dia, seja cozida ou assada, cabe dentro de uma alimentação balanceada.

Existem 355 calorias em Batatas (sem Casca, com Sal, Cozido) (3 ).

Existem 473 calorias em Batatas (sem Casca, sem Sal, Fervido) (4 ).

Se estiver esverdeada, não a consuma. A cor verde é sinal de que a batata está produzindo clorofila.

Batatas ajudam seu corpo a se preparar para dormir
A batata-doce ainda tem um impacto moderado no açúcar no sangue, mas isso não é uma coisa ruim. Na verdade, os nutrientes que eles contêm os tornam um dos melhores alimentos com triptofano para dormir.

— A batata pode trazer benefícios para a saúde, desde que inserida corretamente. Vale lembrar que 100g de batata cozida tem aproximadamente 85 calorias, menos do que 100g de arroz. Por isso, a troca é válida para quem está de dieta — orienta o nutrólogo Sandro Ferraz. A batata é rica em vitamina C e do complexo B.

Sobretudo em dietas de emagrecimento, a batata é uma ótima pedida já que apresenta menos calorias e carboidratos e mais fibras em comparação com o arroz. Assim, você consegue consumir um volume maior do alimento e se sentir mais saciado.

A batata-doce contém mais calorias que a batata-inglesa. No entanto, mesmo em uma dieta que visa emagrecimento, não são 50 ou 100 calorias de um alimento in natura que farão a diferença no resultado final, mas sim, a escolha de alimentos mais saudáveis e a redução no consumo de alimentos não lá muito saudáveis.

Os cinco que mais engordam são o milho, as ervilhas, as batatas, as cenouras e o repolho.

As batatas possuem uma quantia mais baixa de calorias e carboidratos que o arroz. Além disso, o teor de fibras da batata inglesa cozida é o mesmo do arroz integral cozido.

“A batata pode estar presente nas dietas desde que seja consumida de forma equilibrada. O mais importante é variar e não deixar o consumo de legumes cair na monotonia alimentar”, orienta Zago. A batata inglesa é uma super raiz, rica em carboidratos.

A Organização Mundial da Saúde estabelece que um indivíduo adulto saudável deve consumir entre 2.000 e 2.400 calorias por dia. Mulheres em torno de 2.000 e homens em torno de 2.400. Embora não possamos perder de vista o "androcentrismo" da ciência, que identifica um indivíduo adulto como um homem de cerca de 40 anos.

Então o ideal é consumi-la cozida. A batata-inglesa cozida tem índice glicêmico 82 e a batata-doce, 46. Já assadas, a primeira sobe para 111 e a segunda, 94".

Carboidratos Existem 20,4 g de carboidratos em uma batata inglesa versus 16,8 g de carboidratos em uma batata doce. Fibra Há 1,4 g de fibra em uma batata inglesa versus 2,4 g em uma batata doce.

Por ter menos gordura, a batata assada é um dos preparos mais saudáveis para esse alimento. Segundo a nutricionista Simone Freire, o ideal é assar as batatas com casca – para conservar os nutrientes – e sem adição de óleo. Caso você fique com medo de as batatas grudaram na forma, usa uma quantidade de óleo mínima.

Batata é saudável, fonte de vitaminas e minerais
E as batatas contêm quantidades significativas de vários micronutrientes. Assim, elas são são uma excelente fonte de vitamina B6, que ajuda o organismo a converter fontes de não-carboidratos em uma forma utilizável de energia.

Apesar de muitas pessoas considerem os vegetais saudáveis, a batata consegue ser polêmica nesse quesito (principalmente a versão frita), pois possui alto teor de amido.

Procure comer alimentos que contenham melatonina - o hormônio do sono - ou magnésio, que ajuda no relaxamento. Como por exemplo: mel, aveia, banana, iogurte, leite, nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes.