Quantas base tem um cilindro?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O cilindro é um sólido geométrico formado por duas bases circulares paralelas e pelos segmentos de reta com extremidades em cada uma das bases. As bases, a altura e a geratriz são elementos do cilindro.

Cone: corpo redondo que, diferentemente do cilindro, possui somente uma base formada por um círculo. A parte superior do cone é conhecida como vértice.

Tanto o cone quanto o cilindro possuem bases com formato circular. O círculo é portanto a forma geométrica das suas bases.

O cilindro é um sólido geométrico com duas faces planas, em forma de círculo, que são as suas bases, e uma face lateral curva.

Pirâmide é o sólido que tem uma única base, formada de um polígono qualquer, e faces laterais na forma de triângulos com um vértice em comum.

Resposta verificada por especialistas. A matemática euclidiana argumenta que o cilindro e a esfera não tem qualquer aresta ou vértice pois ele não são um poliedro.

Componentes do Cilindro

  • Raio: distância entre o centro do cilindro e a extremidade.
  • Base: plano que contém a diretriz e no caso dos cilindros são duas bases (superior e inferior).
  • Geratriz: corresponde à altura (h=g) do cilindro.
  • Diretriz: corresponde à curva do plano da base.

O prisma é um sólido geométrico que possui duas bases congruentes formadas por polígonos e faces laterais formadas por paralelogramos.

Faces em um cilindro
Os cilindros são compostos por três faces, duas faces circulares que formam as bases do cilindro e uma face formada pelo resto da superfície do cilindro.

Tem 8 vértices, 12 arestas e 6 faces.

Não. Os sólidos se dividem em corpos redondos (esfera, cilindro e cone) e poliedros (cubo, paralelepípedo e pirâmide). Os poliedros são formados por três elementos básicos: superfícies planas (faces), arestas (intersecções de faces) e vértices (intersecções de arestas).

O cilindro é um sólido geométrico composto por duas bases circulares contidas em planos paralelos e por todos os segmentos de reta com extremidades nas bases. Definição de um cilindro. Cilindro é um sólido geométrico pertencente aos corpos redondos.

Relação de Euler: vértices, faces e arestas

PoliedroFA + 2
Cubo612 + 2 = 14
Pirâmide triangular46 + 2 = 8
Prisma de base pentagonal715 + 2 = 17
Octaedro regular812 + 2 = 14

Bases do Prisma
Prisma Triangular: base formada por triângulo. Prisma Quadrangular: base formada por quadrado. Prisma Pentagonal: base formada por pentágono. Prisma Hexagonal: base formada por hexágono.

A área do cilindro (área total) corresponde a medida da superfície dessa figura, sendo calculada a partir da soma das duas bases mais a área lateral. Para tal, utilizamos a seguinte fórmula: área total = 2x área da base + área lateral.

Este sólido geométrico é bem redondinho. Não tem faces planas: na verdade tem apenas uma única face curva e rola como uma bola de futebol.

4 resposta(s) O círculo não contem lados nem vértices, pois ele é redondo. O círculo não contem lados nem vértices, pois ele é redondo.

Já o vértice, corresponde ao ponto mais distante da base da pirâmide e une todas as faces laterais triangulares. Em outros termos, a pirâmide é um sólido geométrico de base poligonal que possui todos os vértices num plano (plano da base). Sua altura corresponde a distância entre o vértice da pirâmide e sua base.

O cubo ou hexaedro é uma figura da geometria espacial, caracterizado como um poliedro regular – pois suas faces formam polígonos regulares e congruentes. Essa figura é formada por seis faces, doze arestas e oito vértices.

O cubo é um poliedro regular que possui seis faces quadradas. Dessa maneira, todas as arestas do cubo são congruentes.

O cilindro é composto por duas bases circulares e a área lateral.