Quantas barras tem que fazer no teste físico do Exército?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos

No primeiro, é realizada uma corrida de 2300 metros, ou 1950 metros para mulheres, que deve ser concluída em 12 minutos. Já no segundo dia, os candidatos devem realizar alguns exercícios físicos. Os homens precisam fazer 39 abdominais e 19 flexões de braço, e as mulheres, 37 abdominais e 8 flexões de braço.

O TAF é uma avaliação física realizada com o objetivo de avaliar a aptidão física dos candidatos aprovados na prova teórica da EsPCEx. Os candidatos precisam passar por uma série de testes físicos, incluindo flexão abdominal, barra fixa, corrida de 12 minutos, natação e outros.

Isso significa que todo atleta deve conseguir fazer pelo menos 10 repetições na barra, se for homem, e pelo menos 4, se for mulher. Se você tem dificuldades com esse exercício, temos aqui algumas dicas que poderão ajudá-lo a resolver o problema e dominar a barra fixa.

PREPARAÇÃO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA
Afinal, o Teste de Aptidão Física para o Barro Branco é um dos mais difíceis do Brasil. É importante ter foco, determinação, disciplina e, principalmente, condicionamento físico. Pensando nisso, o Curso Palestra Gratuita criou o EAD (Ensino a distância) Preparatório para o TAF.

É o que mais reprova nos TAF, por isso é preciso atenção redobrada. Somente no teste da barra no concurso da Polícia Civil do DF, 85% das mulheres foram reprovadas. Lembrando então que o corpo precisa estar em posição vertical, sem o uso de apoios. Caso não seja feito como deve, o candidato já será eliminado.

Todos os militares são submetidos à avaliação física de base, que consiste em uma prova de flexão de braço (máximo em um minuto e 30 segundos), uma prova de flexões abdominais (máximo em um minuto e 30 segundos) e uma prova de corrida de 4.000 metros.

Corrida de 12 minutos
No entanto, a boa notícia é que o TAF do concurso da Polícia Federal (PF) de 2021 ficou mais fácil que o de 2018! É provável que haja menos reprovações, mas isso não quer dizer que o candidato possa relaxar na preparação.

Veja agora 6 dicas essenciais para se preparar para o teste de aptidão física – TAF:

  1. 1 – Procure um médico especialista. ...
  2. 2 – Procure um profissional de educação física. ...
  3. 3 – Alongamento e aquecimento. ...
  4. 4 – Treine flexões na barra fixa. ...
  5. 5 – Realize simulações completas. ...
  6. 6 – Foque na semana do TAF.

Os requisitos globais para se candidatar são, entre outros: ter altura de no mínimo 1,60 m para homens e 1,55m para mulheres; ter nível de escolaridade e faixa etária em conformidade com as exigidas para o cargo.

Iniciantes podem fazer de duas a três séries com quantas repetições conseguirem. Intermediárias podem investir em três a quatro séries de 8 a 12 repetições. A cada duas semanas, aumente a quantidade de execuções. Quem já for pro, realizar de cinco a seis séries, cada uma com quatro a seis repetições.

Porém, se você realizar os exercícios de adaptação e procurar manter a perfeição do movimento, de modo a não desgastar os seus músculos de uma forma desnecessária, é possível fazer ao menos uma série de 4 subidas na barra fixa entre 3 ou 4 dias.

Quem está começando, pode usar um apoio para facilitar o movimento de subida. O educador físico sugere colocar um elástico preso à barra, fazendo uma alça para encaixar o pé, ou um banco alto que permita um impulso para subir. “Assim os iniciantes podem fazer força apenas no controle da descida”, explica.

4 principais motivos de reprovação no TAF
Não atingir pontuação mínima; Não alcançar a meta na segunda tentativa; Ultrapassar o tempo determinado para o teste; Descumprir regras e padrões previstos em edital.

2400 metros

Corrida. Geralmente os candidatos têm que correr 2400 metros, enquanto as candidatas, 2000 metros em 12 minutos. Esse tempo também varia de acordo com o edital de cada concurso.

nos cartões ou R$ 997,00 à vista.