Quantas barra para passar na polícia?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Veja que o mínimo para não ser eliminado é fazer duas barras fixas. Anteriormente, o mínimo exigido era fazer três.

Segundo dados estatísticos, em média, 40% dos candidatos são eliminados por edital. Dando ao TAF, o título de exame que mais reprova, seguido do Exame Psicológico.

Cada exercício possui um desempenho mínimo que o candidato precisa atingir, por exemplo, na Flexão os candidatos do sexo masculino precisam garantir pelo menos 18 repetições corretas, esse é o desempenho MÍNIMO e com isso o candidato garante 20 pontos nesse exercício (conforme tabela que vai conhecer mais abaixo).

Temido por muitos candidatos, o teste de barra fixa é considerado um dos testes mais difíceis do TAF. No exercício, deve-se flexionar os cotovelos elevando o corpo até que o queixo ultrapasse a barra.

O TAF, de caráter eliminatório, será composto, além da aferição de altura, pelos seguintes testes: teste de flexão e extensão de cotovelos, por meio do teste dinâmico de barra para homens e isometria na barra fixa para mulheres; resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador);

Sexo masculino:
Teste de Flexão Abdominal: > ou = 36 repetições em 60 segundos; Teste de flexão em barra fixa: > ou = 3 repetições; Corrida de 2.400m: < ou = 12 minutos.

O teste de corrida de 12 minutos ou o teste de 2,4 quilômetros é um dos testes que deixam os candidatos de “cabelo em pé”. Esse é o único teste físico cobrado em todos os editais e normalmente denominado de teste de corrida de resistência.

A última seleção para a Polícia Federal (PF) foi em 2020, e teve como banca organizadora a Cebraspe, exigindo um nível técnico maior no exame. As notas de corte do concurso PF para o cargo de Agente foi de 75 pontos. Para o cargo de Escrivão, a nota de corte foi de 66 pontos.

Assim, o TAF elimina não só quem está participando do concurso e conseguiu a aprovação na fase teórica, mas quem de modo potencial poderia participar, desiste já na inscrição (em razão do teste físico).

Porém, os concurseiros têm grande dificuldade nessa parte da avaliação, pois priorizam tanto o aprendizado teórico e deixam de lado esse preparo que também é muito importante. No entanto, o período ideal para começar o treinamento físico é de 6 meses antes da avaliação, sendo o mínimo de 3 meses.

3- Um dos maiores vilões dos TAF é o teste em barra fixa.
Sem dúvida, a barra é a que mais reprova. Em alguns concursos é exigido a execução da flexão na barra para ambos os sexos. Em outros concursos é exigido apenas para o sexo masculino.

Batalhão de Operações Especiais (BOPE)

1. BOPE (Brasil) Não é nenhum exagero dizer que o treinamento de seleção do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro é um dos mais difíceis e desafiadores do mundo.

No exame do Exército, homens farão 10 repetições, enquanto as mulheres executam seis, sem tempo limite. A flexão de braços é bem popular, usada em treinamentos e ocasiões recreativas.

Para o cargo de Especialista Federal em Assistência à Execução Penal, o candidato do sexo masculino que não alcançar 31 repetições ou a candidata do sexo feminino que não alcançar 25 repetições serão eliminados do certame.

Existem dois grupos de participantes que estão sujeitos à reprovação no TAF: Os aprovados na prova teórica que deixaram o treinamento físico para a última hora e, por isso, foram eliminados. E outros que se dedicaram durante meses para o teste, e, por alguma infelicidade, não conseguiram a aprovação.