Quantas bananas devo comer antes do treino?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Uma banana de tamanho médio consumida cerca de 45 minutos a uma hora antes do treino é geralmente suficiente para mantê-lo em sua rotina de treino.

1. Banana concede energia para o treino. Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino.

Com uma unidade recomendada por dia, a banana é um dos alimentos para ganhar massa muscular, pois é rica em potássio, mineral muito importante, que participa da produção de glicogênio, responsável pela reserva de energia do músculo.

Além disso, o atleta, ao consumir a fruta, garante rendimento e energia por aproximadamente 45 minutos, então se deseja ter disposição por um tempo médio, a banana é a opção correta para você.

30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas uma fonte rápida de carboidrato como um suco natural ou uma fruta sem casca.

1 - Fornece energia: Seja para a prática de exercícios físicos ou para as atividades cotidianas, comer duas bananas por dia irá contribuir para que os nutrientes ingeridos se tornem energia para dar um up nas suas atividades.

No geral, Juliana Vieira costuma recomendar apenas uma unidade por dia para seus pacientes. Isso porque comer a fruta de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação também serve para garantir mais variedade de ingredientes nas refeições.

Para quem faz atividades físicas, a nanica traz vantagens. “Ela tem mais carboidratos. Então, fornece bastante energia para a prática esportiva”, justifica a especialista. Sem falar na maior quantidade de potássio, mineral que afasta as cãibras.

Banana. Além de ser rica em carboidratos - que nos dão energia - e potássio, ela também ajuda a balancear a água no organismo. Outro benefício: ela promove relaxamento muscular e evita câimbras e dores depois do treino.

“O damasco figura, talvez, como a fruta com maior carga proteica (3,67g em uma porção de 100g)”, diz a nutricionista Dayse Paravidino. Por isso, o ideal é tentar apostar em outras fontes do nutriente.

Além disso, a concentração de potássio, que está presente principalmente no caso da banana-da-terra, é uma vantagem para a contração dos músculos durante o exercício. Também evita o desenvolvimento de câimbras e melhora a saúde cardiovascular que é bem importante durante os treinos.

Se for para fornecer mais energia e potássio ao mesmo tempo, é a da terra. Se for para ter apenas mais potássio é a nanica. E se for a menos calórica são as do tipo prata ou maçã", revela a nutricionista Adriana Ávila.

Banana-Maçã
"É a campeã de proteínas e fibra em comparação as demais.

Quando cortar o umbigo de bananeira
A sua remoção faz com que o cacho de banana absorva mais nutrientes da bananeira fortalecendo o seu crescimento.

Previne doenças cardiovasculares
A banana é rica em potássio, um mineral importante para todas as nossas células, que regula os batimentos cardíacos e garante o funcionamento dos músculos e nervos do corpo todo, inclusive do coração.

Já frutas como laranja, toranja e banana levam cerca de 30 minutos, enquanto maçã, pêra, cerejas e kiwi precisam de 40 minutos até a completa digestão.