Quantas baleias azuis existem no mundo hoje?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Antes de serem caçadas, o maior agrupamento estava na Antártida, com aproximadamente 239 000 indivíduos. Os agrupamentos remanescentes atuais, muito menores, com algo em torno de 2000 indivíduos cada, estão localizados a noroeste dos oceanos Pacífico, Antártico e Índico.

2022 teve recorde de animais
Este número se aproxima do tamanho original dessa população de baleias antes da caça comercial, que era entre 27 mil e 30 mil animais. Mas essa população foi reduzida a cerca de 500 a 800 por causa da caça predatória.

Entretanto, alguns problemas ainda afetam as populações de baleias-azuis, como a degradação de seu habitat; a pesca intensiva de sua maior presa, o Krill; as capturas acidentais; e as colisões com embarcações.

baleia-azul

A baleia-azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 30 metros de comprimento. A maior baleia-azul já registrada apresentou 33,6 metros de comprimento e era uma fêmea.

A baleia fin é também conhecida como baleia comum e tem como característica seu corpo longilíneo, permitindo que esta espécie seja mais rápida na natação e ganhe vantagem na captura do alimento. Com até 27 metros de comprimento e peso médio de 70 toneladas, a baleia fin só perde em tamanho para a baleia azul.

Antes de serem caçadas, o maior agrupamento estava na Antártida, com aproximadamente 239 000 indivíduos. Os agrupamentos remanescentes atuais, muito menores, com algo em torno de 2000 indivíduos cada, estão localizados a noroeste dos oceanos Pacífico, Antártico e Índico.

O maior animal que já existiu na terra, a baleia-azul, chegou a ter uma população global de cerca de 150 mil indivíduos no início do século XX, hoje, a população desse animal é estimada em cerca de apenas 15 mil indivíduos.

Baleia orca, conhecida também como baleia assassina.

Porto Seguro (BA) Porto Seguro é considerado um dos melhores lugares para observar baleias no Brasil devido à constante presença das baleias Jubarte na costa. Por isso, o passeio de observação das baleias é um dos programas mais concorridos na badalada cidade do litoral sul da Bahia.

O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

Os estudos atuais estimam que existam cerca de 50 mil orcas nos oceanos. Contudo, sabe-se que esse número é bem maior, mas ainda não é possível cobrir grandes áreas oceânicas e por este animal estar tão distribuído é muito difícil expressar estatisticamente quantos indivíduos existem dispersos.

Após 11 meses de gestação, a baleia jubarte fêmea dá à luz um único filhote, que nasce aproximadamente com 4 metros de comprimento e pesa cerca de 1 tonelada. Ingere até 100 litros de leite por dia, o desmame ocorre entre os 6 e 10 meses de vida do filhote.

(2020). Physiology, blood volume. Coração da baleia azul é o maior do mundo: 220 litros de sangue bombeados por batida. É de se imaginar que o maior animal vivo do planeta também tenha órgãos internos de dimensões grandiosas.

Com poucos indivíduos é extremamente difícil a espécie conseguir se manter ativa. As baleias se alimentam de grandes quantidades de crustáceos e outros organismos marinhos pequenos. Sua extinção pode provocar superpopulação das suas presas e causar a extinção de outras espécies marinhas.

Eles descansam quietos na água, verticalmente ou horizontalmente, ou dormem. enquanto nadam lentamente ao lado de outro animal.

A baleia-azul é um mamífero pertencente à ordem Cetacea de nome científico Balaenoptera musculus. É o maior animal do planeta, atinge cerca de 30 metros de comprimento e possui cerca de 120 toneladas de massa. As fêmeas são maiores que os machos e podem pesar até 130 toneladas.

Cachalote

Os cachalotes são os maiores cetáceos com dentes (Odontoceti) e são, também, os maiores carnívoros do planeta de todos os tempos, maiores até que os dinossauros T. rex e Spinosaurus.

RIO — A baleia-bicuda-de-true é uma das mais raras espécies deste mamífero aquático. Habitante de águas profundas, normalmente longe das costas, essas criaturas passam cerca de 92% do tempo submersas, por isso quase nunca são vistas por humanos.

Das baleias que frequentam a costa do Brasil, a Jubarte é a mais comum e mais fácil de avistar, mas a Franca também dá as caras nas águas mais ao sul.