Quantas bagagens de mão posso levar dentro do avião?

Perguntado por: scosta . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

Todo passageiro pode embarcar com uma mala de mão mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa de ombro, um mochila ou uma sacola pequena. Casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

Uma mochila pequena pode ser levada como um artigo pessoal, além de uma bagagem de mão. Nesse caso, a mochila e a bagagem de mão são coisas diferentes, que podem ser igualmente levadas a bordo sem custo em voos de grande parte das companhias aéreas. O passageiro, no entanto, também pode viajar com duas mochilas.

Na franquia por peça, cada passageiro terá direito a transportar duas bagagens, de até 32 kg cada. Na franquia por peso, cada passageiro terá direito a 20 kg (classe econômica) além de 10 kg para crianças de colo, que não estejam ocupando assento.

O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg? Bagagem de mão com excesso de peso deve ser despachada. Se a sua bagagem de mão não atender as regras você não poderá levá-la a bordo, sendo obrigatoriamente despachada.

Por motivo de segurança, não são permitidos objetos que sejam identificado como armas (ou réplicas), sendo eles pontiagudos, cortantes ou de ponta arredondada que possam ser usados para causar ferimentos; substâncias explosivas ou inamáveis, químicas ou tóxicas que possam colocar em risco a integridade física de ...

Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros. Algumas companhias aéreas low cost, principalmente na Europa, não permitem a mala de mão e a mochila, somente a mochila.

A franquia de bagagem de mão gratuita é de, no máximo, 10 quilos. E por medidas de segurança, não é possível levar itens que coloquem o passageiro e a tripulação em risco. Entre os principais estão objetos cortantes, produtos inflamáveis, explosivos e outros artigos classificados como perigosos.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras e outros itens pontiagudos; líquidos e outras substâncias não embaladas em garrafas de até 100 ml; desodorante aerosol; bebidas alcoólicas.

De fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes. Machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.

Em voos domésticos, a bagagem deve ter medidas máximas de 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10 quilos. Caso exceda essa especificação, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem não viaje com você e seja despachada.

Para levar líquidos (e semelhantes ao líquido) na bagagem de mão, você precisa se cuidar com a quantidade das embalagens. Embalagens de shampoo, condicionador, cremes capilares e outros itens pastosos precisam ter no máximo 500ml (cada embalagem).

Bagagem de mão: quantos volumes posso levar? Voos nacionais | a ANAC define que todo passageiro pode viajar com uma bagagem de mão e mais um item pessoal como bolsa, sacola ou mochila.

Quanto se paga por kg de excesso de bagagem? O valor varia em cada companhia aérea e entre os voos internacionais e nacionais. Por exemplo, na Azul a tarifa é de R$ 220,00 por peça, caso a bagagem não esteja dentro do padrão exigido pela companhia.

10 kg

A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.

Para vôos nacionais pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 300 ml/g cada. Então, a resposta para pergunta se podemos ou não levar perfume na bagagem de mão, é sim, desde que obedeça as regras descritas acima.

Aerossóis, recipientes com líquidos, gel, cremes ou produtos de consistência semelhante (desodorante em barra, batom, pasta de dente) podem ser levados na cabine em sacos transparentes de, no máximo, 1 litro, com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo, sempre que não excedam 100 ml cada um.

A bagagem de mão pode ser colocada no bagageiro superior da aeronave (aqueles acima dos assentos). Em caso de mochilas ou bolsas, a recomendação é armazenar no espaço disponível abaixo da poltrona à frente.