Quantas aranhas a gente come por ano?

Perguntado por: nzagalo . Última atualização: 27 de abril de 2023
3.9 / 5 6 votos

A resposta é não. Afinal, tudo não passa de um rumor. Apesar de poderem entrar na nossa boca durante o sono, as hipóteses de isso acontecer são praticamente nulas, muito menos se as aranhas estiverem conscientes, como clarifica um artigo do jornal Scientific American.

Atualmente, existem mais de 48.000 espécies conhecidas em todo o mundo, das quais mais de 4.500 são registradas para o Brasil.

Na verdade, estamos falando de mais ou menos 453-907 gramas por ano. Outro fato surpreendente: muitos deles estão processados em comidas industrializadas.

Apesar de poderem entrar na nossa boca durante o sono, as hipóteses de isso acontecer são praticamente nulas, muito menos se as aranhas estiverem conscientes, como clarifica um artigo do jornal Scientific American. Tal como a maioria dos animais selvagens, as aranhas são muito desconfiadas.

Tarântula: uma iguaria para cambojanos e venezuelanos, a aranha é, tradicionalmente, frita no óleo quente, com sal, açúcar, alho e pimenta antes de ser vendida inteira. As patas são crocantes, enquanto a barriga é grudenta. O sabor lembra uma mistura de caranguejo com nozes.

aranha-armadeira

Um estudo de biólogos publicado na revista Nature lista a aranha-armadeira como a mais letal do mundo, seguida da aranha-marrom, aranha-teia-de-funil, viúva-negra, aranha-rato, aranha-de-costas-vermelhas e aranha-da-areia.

3 – Joaninhas comem as aranhas
As joaninhas comem cerca de 50 insetos por dia.

aranhas-armadeiras

Aranha-armadeira
A aranha armadeira (Phoneutria sp.) é considerada a mais perigosa do mundo, sendo encontrada no Brasil. Várias espécies de aranhas-armadeiras são encontradas na América do Sul. No Brasil, é uma das aranhas que mais causam acidentes.

Theraphosa blondi

A tarântula conhecida como aranha golias (Theraphosa blondi) é a maior espécie de aracnídeo em peso corporal do mundo, podendo alcançar 30 cm comprimento. É nativa do Brasil na região amazônica. Ela é capaz de devorar um pássaro inteiro.

A aranha marrom, por exemplo, vive uma média de um ano, já uma aranha caranguejeira pode viver entre dois e cinco anos, com uma média de três anos para a maioria. Já as aranhas domésticas, as que costumeiramente encontramos nos cantos das paredes dentro e fora de casa, vivem uma média de 76 dias.

Quem diz que em boca fechada não entra mosquito não deveria abrir a boca. Um levantamento apontou que cada americano ingere, em média, 140 mil fragmentos de insetos – visíveis ou não. Isso pode significar 900 gramas consumidos ao fim da vida.

Para cada ser humano, existem 2 mil toneladas de insetos. Desse total, 2 mil espécies são catalogadas como alimentos e, dentro desse grande grupo, só 10 são criadas comercialmente para alimentação humana, sendo os principais grilos, gafanhotos, formigas e tenébrios, os besouros na fase de larva.

Turquia. Istambul é a cidade da Europa que oferece a comida mais barata.

E as aranhas (que não são insetos) caçam várias espécies deles, inclusive aqueles que infestam a sua residência e podem até trazer doenças, como o mosquito Aedes aegypti, que pode transmitir Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, sendo muito mais perigoso que as pernudas que ficam nas paredes das casas.

A teia da aranha é um refúgio e uma estrutura para abrigar os casulos do inseto. Então, a resposta para a pergunta inicial é que a aranha não se prende na sua teia porque é capaz de distinguir os fios secos e ainda consegue produzir uma secreção que a protege da cola natural que fica sobre os fios de seda.