Quanta coisa cabe em um olhar?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

''Quantas coisas cabem em um olhar! É tão expressivo, é como falar.'' Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Afinal, o olhar diz muito sobre o modo como pensamos e agimos, e isso fica ainda mais claro quando estudamos o Movimento Provável dos Olhos. Trata-se de uma associação feita entre o olhar, o raciocínio e a linguagem, que se originou através de estudos da PNL – Programação Neurolinguística.

Quando eu olho para trás vejo o quanto as coisas mudaram. Quando olho para trás, lembro-me de tudo que já tive, e tudo que deixei de ter, tudo que me entristeceu e tudo que me fez feliz.

Não olhe diretamente para a pessoa no começo, caso você esteja no campo de visão dela. Posicione-se de modo que ela só consiga ver metade do seu rosto. Assim, você poderá girar a cabeça lentamente, aumentando a intimidação do olhar. Feche ou abra os olhos.

Faça contato visual.
Em muitas culturas, olhar as pessoas nos olhos é visto como um ato intimidador. Pratique olhar diretamente no olha das pessoas ao falar com elas. Você pode sentir-se mais intimidador e perceber outras pessoas reagindo de acordo. Em algumas culturas, o contato visual é um sinal de desrespeito.

Uma pesquisa semelhante descobriu que encontrar o olhar direto do outro também interfere em nossa memória de trabalho (nossa capacidade de manter e usar informações em mente por curtos períodos de tempo), na nossa imaginação e no nosso controle mental, no sentido de nossa capacidade de suprimir informações irrelevantes ...

Você com certeza já ouviu essa frase, mas por que um simples olhar basta para dizer o que pensamos ou sentimos acerca de algo ou alguém? A premissa por trás da frase pode ter fundamentações teóricas da psicologia com a cognição social e os estudos do psicólogo Paul Ekman.

O olhar é a linguagem refletida diretamente do coração. Transborda, diz tudo, é transparente. Não importa o tamanho, a cor e o formato, a belezura maior fica na mensagem que comunica, mensagem essa acompanhada de seus complementos, como a postura corporal.

A afirmação está relacionada à força que ele é capaz. Transparecer os mais variados sentimentos das pessoas, seja tristeza, alegria ou, até mesmo, paixão. Um olhar marcante também é capaz de passar confiança e, ainda, ser o pontapé inicial para um relacionamento amoroso.

Quando um estranho a olha nos olhos pode simbolizar um ato romântico, mas se os seus olhos, de seguida, deslizarem para baixo, provavelmente está a sentir desejo sexual, segundo um estudo publicado na revista 'Psychological Science'.

O olhar profundo é uma canalização emocional e psíquica de uma frequência e modulação em que o indivíduo encontra-se dentro de uma profundidade de sentidos e sentimentos ativando uma nostalgia como fundamento para vibrar em um estado de angústia e isolamento.

Ao fechar os olhos, nosso corpo começa a liberar lágrimas para lubrificar nossos olhos e mantê-los protegidos de ameaças externas como poeira, por exemplo. Se não fechássemos os olhos para dormir, essa ação seria prejudicada e, provavelmente, sentiríamos ardência e queimação nos olhos.

Por trás do olho localiza-se o nervo óptico, responsável por conduzir os impulsos elétricos até o cérebro para que sejam interpretados.

Apesar de parecer inofensiva, pois dificilmente causará alguma consequência grave, esse tipo de brincadeira pode “mascarar” a manifestação de pequenos desvios oculares próprios do estrabismo, patologia que afeta o paralelismo dos olhos, fazendo com que eles não convirjam para o mesmo ponto.

Fique firme – esteja preparado para defender sua posição quando um valentão tentar mexer com você. Se eles o humilharem na frente dos outros, reverta a situação com uma defesa honesta. Faça o que puder mas não fique calado ou será percebido como fraco. E eles adoram pessoas assim.

O olhar “vazio” é comum nas pessoas esquizofrênicas, também conhecido como o olhar 'que vê, mas não enxerga'. O indivíduo encara diretamente a pessoa à sua frente, mas é como se olhasse através dela e ignorasse sua presença.

adjetivo Próprio para intimidar; capaz de causar pavor ou de fazer com que alguém sinta medo, receio; aterrorizante, assustador: palavras intimidadoras.

Pesquisas têm observado que o contato visual mútuo intenso é sinal de interesse recíproco. Esse olhar sustentado entre duas pessoas que já se conhecem denota admiração e amor.

Olhar nos olhos da pessoa transmite seriedade e interesse no diálogo. Aliás, pode ser que você já tenha ouvido falar que, em uma entrevista de emprego, por exemplo, é muito importante sempre fixar o olhar nos olhos do entrevistador, mostrando, assim, todo seu comprometimento com a conversa.

1 – Olhares rápidos, mas penetrantes
Encontre o seu alvo e olhe para ele fixamente por alguns segundos e depois desvie o olhar. Faça isso várias vezes até que ele perceba o seu interesse. Desviar o olhar é uma ótima maneira de deixar clara a sua intenção, sem causar um desconforto entre vocês.

Mas na escolha do parceiro para uma relação estável são as referências culturais e sociais que fazem a diferença, dizem os especialistas. Foi amor à primeira vista." A expressão tantas vezes usada está afinal errada, garantem os especialistas. À primeira vista só mesmo paixão pode acontecer.