Quando vou utilizar entre outros?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Assim, teremos: Um corredor disparou na frente dos outros corredores, em que se vê a contração da preposição “de” com o artigo “os”. Já na frase Entre meus amigos, considero o João o mais próximo, nenhum elemento pede a preposição “de”, portanto, usa-se apenas “entre”.

No exemplo: “Havia muitos estudantes naquele dia, entre eles estava o estudioso Mauro.” O uso da vírgula justifica-se em função de “entre eles estava…” ser uma oração adjetiva: “Havia muitos estudantes naquele dia, entre os quais estava o estudioso Mauro.”

Ainda assim, como por exemplo é muito usado, talvez para reforçar a natureza não exaustiva da lista de que se segue. Aí, incluir por exemplo entre vírgulas é facultativo.

Ele acrescenta que alguns órgãos da imprensa colocam vírgula antes de “etc.” e outros não. “E ambos acertam. Então tanto faz.” Existe, porém, um caso em que a vírgula é obrigatória: “Se você repetir 'etc., etc., etc.

A "Vírgula" não é utilizada nos seguintes casos: Entre o sujeito e o verbo da oração, quando juntos: Atletas de várias nacionalidades participarão da grande maratona.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

8 dicas para usar vírgula e não errar mais

  1. 1 – Para criar pausas no texto. ...
  2. 2 – Para separar duas frases. ...
  3. 3 – Para destacar modo, lugar ou tempo. ...
  4. 4 – Para criar listas. ...
  5. 5 – Para explicar algo no meio de uma oração. ...
  6. 6 – Para adicionar um vocativo. ...
  7. 7 – Para evitar redundância na frase. ...
  8. 8 – Para dar consequência à ação da frase.

Expressa reciprocidade; relação: entre eles já não há amor.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração.

e) Uma expressão explicativa (isto é, a saber, por exemplo, ou melhor, ou antes, etc.) Por Exemplo: O amor, isto é, o mais forte e sublime dos sentimentos humanos, tem seu princípio em Deus.

Quando, entre dois sujeitos diferentes, vier um termo ou uma expressão intercalada precedendo o “e”, este deve ser antecedido por vírgula. “A moça, muito alta, e o rapaz, quase um anão, formavam um casal que chamava a atenção.”

Por ser uma abreviação, o termo "etc" deve ser seguido por um ponto à direita. Quando o "etc." estiver no final de uma frase, não devemos duplicar o ponto. Exemplos: O homem vendia balas, chocolates, pirulitos, etc.

é uma abreviação da expressão latina et cetera (ou et coetera), que significa "e o resto"; "e outras coisas" (da mesma espécie); "e assim por diante".

3. Falta de vírgula pode virar elogio. Muita gente acha que vírgula é "frescura", enquanto outros entendem que o uso dela deixa o texto mais chique. Mas na verdade o uso correto da vírgula faz com que nossos textos fiquem compreensíveis, e evita que possamos ser transformados em memes.

Se a conjunção então estiver deslocada, fora de sua ordem natural na frase, ela deverá ficar entre vírgulas: Grande parte fizemos juntos, vamos, então, continuar assim. Além de conjunção coordenativa, então pode ser advérbio e apresentar os seguintes significados: Naquela época – Namorava-se então no portão de casa.

[GRAM-M1-O2-Q1] Indique qual NÃO é uma das funções da vírgula. Resposta Selecionada: Respostas: Separar termos enumerativos.

2) As conjunções adversativas, que expressam oposição, como "mas" e seus equivalentes (porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), são obrigatoriamente precedidas de vírgula.