Quando vou ao banheiro sai um óleo laranja?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 13 votos

Não é normal a saída deste óleo nas fezes. Alguns medicamentos e doenças podem ocasionar e neste caso deverá ser investigado. Sugiro que procure um gastroenterologista.

Muco intestinal: o que é? O muco intestinal é produzido naturalmente pela mucosa do intestino. Acontece como uma secreção gelatinosa, amarelada ou branca, produzida diretamente pelo cólon. O objetivo principal é proteger e também lubrificar o trajeto das fezes, facilitando a sua eliminação.

Os pacientes com diarreia aparentando conter gordura, ou seja, com fezes fétidas (odor “rançoso”), que habitualmente “grudam” e boiam no vaso, podendo parecer espumosas, devem ser investigados para determinar a má absorção de gorduras e a presença de gordura nas fezes, ou seja, a esteatorreia.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

Dependendo da dose que toma pode ser vista essa gordurinha nas fezes. É que o óleo mineral não é absorvido, portanto é normal sair nas fezes.

Fezes claras / pálidas
Cocô esbranquiçado ou muito claro pode ser sinal de problema na digestão de gorduras, doenças no fígado ou nas vias biliares ou, ainda, sinal de anemia.

As fezes claras, ou esbranquiçadas, surgem quando existe muita dificuldade do sistema digestivo para digerir a gordura e, por isso, são um sinal importante de problemas no fígado ou nas vias biliares. A consistência das fezes sugere o quanto elas demoraram a serem evacuadas.

Somente em casos mais avançados, quando o fígado já começa a ficar comprometido, sintomas como perda do apetite, fezes esbranquiçadas, cansaço excessivo e barriga inchada começam a aparecer. Exatamente por essa característica mais discreta, é uma condição normalmente detectada em exames de rotina.

Quando o muco nas fezes é preocupante? Muco nas fezes em grande quantidade, persistente e associado a sintomas como febre, diarreia, sangue nas fezes, intensa dor de barriga ou dor ao evacuar costuma ser um sinal de doença intestinal ou no reto. Nestes casos, uma avaliação médica está indicada.

Corrimento espumoso (às vezes parece “pus”) e amarelo-esverdeado é um sintoma de uma infecção comum e facilmente tratável causada por Trichomonas vaginalis chamada tricomoníase ou clamídia. Seu corrimento pode ser amarelo escuro, verde-amarelado ou verde-acinzentado, e provavelmente presente em grande quantidade.

Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Na pancreatite crônica, além da dor, pode haver diarreia com eliminação de gordura nas fezes. Isso ocorre porque, a partir de um certo ponto, o pâncreas torna-se insuficiente na produção de enzimas necessárias para a digestão e absorção da gordura contida nos alimentos.

Essa cor das fezes pode ser devido ao betacaroteno, um composto encontrado em muitos vegetais, como cenoura e abóbora. Alguns antibióticos e antiácidos contêm hidróxido de alumínio, que também pode tornar as fezes alaranjadas.

A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas. Ao identificar qualquer uma dessas alterações, os médicos recomendam procurar ajuda profissional para exames específicos e diagnosticar a causa.

Resumo. A esteatorreia, um excesso de gordura nas fezes, indica um problema de digestão ou absorção de gordura. Existem poucos estudos descritivos sobre esteatorreia além dos com pacientes com doença pancreática.

óleo de coco

O óleo de coco estimula o funcionamento da glândula tireoide que está diretamente ligada ao metabolismo, aumentando assim a queima de calorias ajudando você a controlar o seu peso. 3 - Melhora a prisão de ventre. Por ter rápida absorção pelo organismo, o óleo de coco é muito bom para o intestino.

Não se desespere acreditando no mito de que se deve evacuar todos os dias. Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.

Infecções intestinais: as infecções – ou gastroenterites – podem ser causadas por vírus, bactérias e outros tipos de microrganismos. Dessa forma, a produção de muco aumenta e é possível encontrar presença de muco nas fezes. Muitas vezes, esses quadros são associados à diarreia.

Fezes pretas ou de cor escura. Perda de peso inexplicada sem nenhum esforço.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Esteatorréia é a presença excessiva de gordura nas fezes (acima de 6 gramas por dia). Estas apresentam coloração acinzentada ou clara, odor fétido e flutuam na água.