Quando volto de férias tenho direito ao domingo de folga?

Perguntado por: apimenta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Sim e não. A lei prevê que o colaborador deve voltar a trabalhar no primeiro dia útil após o término das suas férias. Isso significa que se o período de férias (digamos, 30 dias corridos) terminar em um domingo e este empregado não tiver a jornada de trabalho no domingo, ele deverá voltar a trabalhar na segunda-feira.

Para saber quanto é o retorno de férias, basta separar o valor do salário do mês de férias e o 1/3 desse total. Esse valor é um pagamento antecipado do mês seguinte às férias, e aquele 1/3 de acréscimo é um valor extra concedido ao empregado.

Sr. Cláudio, Boa noite, De acordo com a CLT, Tribunal Regional do Trabalho e Superior Tribunal de Justiça, ele tem direito de sair de férias após a folga, ou seja, nao pode emendar.

E por qual motivo os descontos são feitos? Porque as férias NADA MAIS SÃO DO QUE O SEU SALÁRIO DO MÊS SEGUINTE, RECEBIDO DE MODO ANTECIPADO. Veja: o que você, de fato, recebe “a mais” é só aquele 1/3, porque o restante é o salário que você receberia normalmente trabalhando naquele mês.

Caso você tire a folga, conforme exemplo, da quarta-feira em que ele já folgou no domingo, o colaborador trabalhará nove dias sem folga, até chegar a próxima quarta-feira, o que a Lei não permite.

O empregado pode ser demitido após as férias
Não há, na lei trabalhista, nenhum impedimento para que a empresa demita o empregado que acabou de voltar das suas férias, inexistindo qualquer forma de estabilidade provisória ao emprego por tal motivo.

As férias sempre devem iniciar em dias úteis e o retorno delas também deve acontecer em um dia útil. Aliás, é por isso mesmo que somente pode voltar das férias no sábado quem tem escala neste dia. A contagem do período de descanso anual é feita em dias corridos. Desse modo, contabiliza dias úteis e não úteis.

Ao sair de férias, o colaborador recebe o adiantamento do salário referente ao mês posterior. Portanto, ao retornar ao trabalho, o salário será proporcional aos dias trabalhados até o fim do mês vigente.

É preciso esperar um ano após a volta das férias para tirar novas férias? Não. Seguindo o mesmo exemplo do funcionário contratado no dia 1° de janeiro de 2016, vamos supor que ele saia de férias no dia 1° de julho de 2017. As suas próximas férias poderão ser tiradas já a partir do dia 1° de janeiro de 2018.

Como calcular as férias de 30 dias

  1. Some todas as horas extras trabalhadas durante o período aquisitivo, ou seja, cada novo período de 12 meses de trabalho;
  2. Divida o resultado por 12 (ou conforme o número de meses trabalhados);
  3. Multiplique pelo valor da hora extra pago no mês das férias.

Além disso, é preciso somar 1/3 para ter o valor total que irá receber de férias proporcionais. Por exemplo, um trabalhador demitido, que trabalha por 6 meses na empresa e ganha R$ 2.000,00, então o valor das férias proporcionais dele é de (2.000*6)/12 = 1000, acrescidos de um terço. Sendo assim, fica em R$1.333,33.

O trabalhador pode sair de férias na sexta-feira? Não! A lei determina que o início das férias não pode ocorrer nos dois dias que antecedem o período de descanso semanal remunerado. Portanto, trabalhadores que possuem descanso aos sábados e domingos ou somente aos domingos não podem sair de férias na sexta-feira.

Na realidade, não existe uma regra. Isto é, não podemos dizer se é melhor pedir demissão antes ou depois das férias. É preciso avaliar cada caso. Por exemplo, se você tem plena certeza de que quer a demissão e, ainda, já tem outro emprego em vista, poderá solicitar o desligamento o quanto antes.

A lei brasileira proíbe que as férias sejam iniciadas dois dias antes de feriado ou do dia de repouso semanal remunerado. Por isso, o período de férias normalmente começa a contar na segunda-feira. Nesse caso, o ideal é tentar combinar as datas para que o final das férias coincida com um feriado.