Quando voltamos de Sião ficamos como quem sonha?

Perguntado por: lourique8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.

O Salmo trata da mudança na sorte de Jerusalém e dos judeus quando voltaram do cativeiro na Babilônia. A primeira metade do hino exulta na restauração de Sião, o local do templo em Jerusalém: “Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha.

Não é um sonho, é mais uma promessa realizada
No primeiro versículo desse salmo, o texto original em hebraico diz : “quando o Senhor nos trouxer para fora de nosso cativeiro parecerá que estamos sonhando.” Isso dá uma idéia bem mais próxima do sentimento de um povo que estava desfrutando de sua liberdade.

O Salmo 126 é como um cântico de gratidão, um salmo de reconhecimento dos feitos do Senhor. Uma geração escravizada, fora liberta pelo Senhor dos Exércitos. A libertação foi o motivo de tanto louvor. de volta a Sião, foi como um sonho.

A palavra Sião tem vários significados nas escrituras. A definição mais geral da palavra é “o puro de coração” (D&C 97:21). A palavra Sião é frequentemente usada para referir-se ao povo do Senhor ou à Igreja e a suas estacas (ver D&C 82:14). Também foi usada para referir-se a locais geográficos específicos.

Inicialmente era o nome do monte em Jerusalém, no qual foi construída a cidade do rei Davi. O Monte Sião passou a designar a terra prometida ou a própria Jerusalém. O significado bíblico do nome Sião é usado em religiões como o Cristianismo, que acredita ser Sião uma terra sagrada destinada aos fiéis após o Armagedom.

Salmos 125:1-3 NAA
Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, mas continua firme para sempre. Como em volta de Jerusalém estão os montes, assim o SENHOR está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre.

O salmo 125: 01-03 nos diz: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.

Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.

O Salmo 127 é um salmo que ensina que sem Deus, todo esforço humano é inútil, quer seja em pequenas ou grandes dimensões. Este texto também menciona que Deus cuida e sustenta os seus amados. Ele dá os filhos como herança, que é um presente do Senhor.

Voltei-me e vi debaixo do sol que não é dos ligeiros a carreira, nem dos valentes, a peleja, nem tampouco dos sábios, o pão, nem ainda dos prudentes, a riqueza, nem dos inteligentes o favor, mas que o tempo e a sorte pertencem a todos.

Salmos 126:1-2 ARA
Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.

"Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos." Levar a preciosa semente é levar a Palavra Revelada, que vem da Eternidade!

Apesar de ainda não entendermos todas as causas dos sonhos vívidos, eles costumam estar associados a quadros neurológicos, consumo excessivo de álcool e suspensão abrupta de algumas medicações, como antidepressivos. Nesse caso, é importante procurar a ajuda de um médico para o diagnóstico e o tratamento adequado.

Salmos 126.1 – 3: Os cativos estão de volta
1 Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. 2 Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”.

Nos tempos bíblicos, apesar de o Neguebe ser uma terra seca, na estação das chuvas na Palestina grandes temporais formavam rios que se transformavam em verdadeiras torrentes de águas que corriam como riachos inundados no Neguebe.

O Monte Sião (do hebraico Tzion) está localizado no sudeste de Jerusalém.

No Velho Testamento, Sião é geralmente um sinônimo da cidade de Jerusalém com seu monte do templo. As profecias do Novo Testamento previam que o Senhor um dia criaria novos céus e nova terra. Como parte dessa nova criação, uma cidade de Deus chamada “Nova Jerusalém” iria “[descer] do céu do meu Deus”.