Quando vocês virem ou verem?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

pessoa do singular do futuro do subjuntivo, é igual ao infinitivo do verbo vir. Assim, o correto é dizer “quando eu vir”, ou seja, quando eu “olhar”, “enxergar”, “notar”. Da mesma forma, não se deve jamais dizer “quando/se você ver”, e sim “quando/se você vir”.

Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

A primeira e a terceira pessoa do singular do verbo “ver”, no futuro do subjuntivo, é “vir”, o que muitas vezes pode causar confusão com a forma no infinitivo do verbo “vir”.

O verbo ver é assim conjugado no presente do indicativo: eu vejo, tu vês, ele vê, nós vemos, vós vedes, eles veem. O verbo vir, assim: eu venho, tu vens, ele vem, nós vimos, vós vindes, eles vêm. No pretérito perfeito: ver: eu vi, tu viste, ele viu, nós vimos, vós vistes, eles viram.

Orientação: 1) use o infinitivo VIR depois da preposição: Ele tem a obrigação de vir; tem prazer em vir a nossa casa; fez de tudo para vir; eles têm motivos para não vir aqui. 2) use VIR numa locução de verbo auxiliar + infinitivo: Podem vir! Eles devem vir, vão vir, têm de vir.

Vim e vir diferença
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”.

vir ou vier?

  1. As duas formas podem estar corretas, em função do contexto.
  2. Vir é uma forma do futuro do conjuntivo do verbo ver. Usa-se em frases condicionais iniciadas por conjunções como se e quando: ...
  3. Vir é, também, infinitivo do verbo vir: ...
  4. Vier, por sua vez, é o futuro do conjuntivo do verbo vir:

Significado de Verem
Verem vem do verbo ver. O mesmo que: assistirem, fitarem, mirarem, observarem, olharem, presenciarem, testemunharem, enxergarem, avistarem.

3 No futuro do subjuntivo, quer dizer, quando nos referimos a um fato que indica possibilidade ou desejo em um momento futuro, a conjugação do verbo ver é: quando eu vir, ele vir, nós virmos, eles virem.

Por fim, a palavra “vêm” também é uma conjugação do verbo vir. Porém, ela é a conjugação da 3ª pessoa do plural (“eles”/“elas”).

Se a ação ocorre antes da fala, o verbo está no passado (ou pretérito); se acontece no momento da enunciação, está no presente; e se transcorre num momento posterior ao da fala, está no futuro.

O verbo “vir” é um verbo irregular de 3ª conjugação (terminado em –ir). É usado em contextos diversos para indicar chegada, origem ou surgimento de algo ou alguém.

O verbo ver é irregular da 2ª conjugação. Como ele se conjugam os verbos prever, antever, rever, entrever e interver.

Virão é uma forma conjugada do verbo vir. Viram é uma forma conjugada do verbo ver (ou virar).

Vierem é uma forma verbal do verbo vir – terceira pessoa do plural do futuro do subjuntivo do verbo. Quando vierem atrás de nós, vamos acabar tudo. Se vierem cá, correm perigo. Virem é uma forma verbal referente aos verbos vir, virar e ver.

2) VIER é FUTURO DO SUBJUNTIVO do verbo VIR: “Quando eu VIER novamente, assinaremos o contrato.” “Se você VIER ao Rio de Janeiro, vai adorar.” Cuidado: O uso do verbo nas frases “Quando eu vir aqui novamente” e “Se você vir ao Rio de Janeiro” está errado.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta.

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.