Quando você vir ou quando você vier?

Perguntado por: lparaiso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Observe que, quando se trata do verbo vir, deve-se dizer “quando você vier”.

A forma correta de escrita da palavra é vier. A palavra vinher não existe. Vier é a forma conjugada do verbo vir no futuro do subjuntivo, na 1. ª ou na 3.

Pode vim ou pode vir
Levando em consideração as regras apresentadas, fica fácil entender o jeito correto. Sempre utilize a forma “pode vir”.

Vir é, também, infinitivo do verbo vir: – Disse-me para eu vir aqui ter com ele. Vier, por sua vez, é o futuro do conjuntivo do verbo vir: – Se eu vier a tempo, ainda te ligo.

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal.

Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

Quando você vier a São Paulo todos os dias serão 23 de maio ou 25 de março, tanto faz o dia numa cidade onde o tempo é tão presente, quando você vier a São Paulo preparare-se para enfrentar as 4 estações num dia só...de manhã a neblina vai turvar o seu horizonte, ao meio dia tire as blusas sobressalentes pois é verão, ...

Tanto “vim” quanto “vir” são formas verbais existentes na língua portuguesa. “Vim” é uma conjugação no pretérito perfeito do indicativo do verbo “vir”. Está conjugado na 1ª pessoa do singular. “Vir” pode ser a forma no infinitivo do verbo “vir”.

Significado de Vier
Vier vem do verbo vir. O mesmo que: entender, voltar, tornar, regressar, acudir, emanar, derivar, surgir, comparecer.

Quando conjugamos o verbo “ver” na 3ª pessoa do singular no futuro do subjuntivo devemos utilizar a forma “vir”. Verbo ver – Futuro do subjuntivo (Se eu ou quando eu) vir (Se tu ou quando tu) vires (Se ele ou quando ele) vir (Se nós ou quando nós) virmos (Se vós ou quando vós) virdes (Se eles ou quando eles) virem.

O infinitivo é VIR, e é com ele que se formam as locuções verbais. O correto, portanto, é “eu poderei vir, nós poderemos vir, eles poderão vir”. Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta.

"Vim": use "vim" quando se referir a uma ação passada, pois é a forma conjugada do verbo "vir" no pretérito perfeito do indicativo. Exemplo: "Ontem, vim à escola a pé." "Vir": use "vir" em duas situações diferentes: Como infinitivo, quando você não precisa conjugar o verbo.

Vim é a forma conjugada do verbo vir na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo: Ontem, eu vim de carro para o trabalho. Eu vim cedo para ver como você está.

A palavra “vir” é o próprio verbo no infinitivo. Já a forma verbal “vim” é o verbo conjugado na 1ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo.

Infinitivo pessoal: vir, vires, vir, virmos, virdes, virem.

Ver: verbo no infinitivo. Vê: verbo “ver” conjugado na terceira pessoa do singular no presente do indicativo.

A conjunção quando e locuções conjuncionais como no momento em que pedem o verbo no futuro do conjuntivo (futuro do subjuntivo no Brasil). Com o verbo ver, é assim: quando eu o vir, quando tu o vires, quando ele o vir; quando nós o virmos, quando vós o virdes, quando eles o virem.

Pode vir frequentemente é locução usada em contextos em que há duas ou mais pessoas, sendo que uma autoriza a chegada, a movimentação de outro. Pela presença do verbo poder, notamos que há uma relação de autoridade, já que a vinda precisa ser autorizada, liberada por alguém.

A forma correta da expressão referida é “que estão por vir". A expressão acima se refere a determinadas coisas que estão por acontecer, pertencentes a um momento futuro, que ainda não se iniciou. Por isso, o verbo deve estar no modo infinitivo, sem ser conjugado.