Quando você vier ao Rio de Janeiro ou quando você vir?

Perguntado por: lcunha7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

2) VIER é FUTURO DO SUBJUNTIVO do verbo VIR: “Quando eu VIER novamente, assinaremos o contrato.” “Se você VIER ao Rio de Janeiro, vai adorar.” Cuidado: O uso do verbo nas frases “Quando eu vir aqui novamente” e “Se você vir ao Rio de Janeiro” está errado.

Retira-se o “-am”: vier é o futuro do subjuntivo do verbo vir. Ontem eles viram. Retira-se o “-am”: vir é o futuro do subjuntivo do verbo ver. A frase apresentada, portanto, só pode ser construída com vier, pois trata-se do verbo vir.

Vim e vir diferença
Quando a frase se referir ao passado, use “vim”. Por exemplo: ontem, eu vim aqui. Agora, quando a frase não estiver no passado, use “vir”. Por exemplo: você vai vir hoje?

"Vir": use "vir" em duas situações diferentes:

  1. Como infinitivo, quando você não precisa conjugar o verbo. Exemplo: "É preciso vir cedo para conseguir um bom lugar."
  2. No presente do indicativo, quando se refere a algo que acontece no presente ou que vai acontecer no futuro. Exemplo: "Ele vai vir à festa amanhã."

A forma correta de escrita da palavra é vier. A palavra vinher não existe. Vier é a forma conjugada do verbo vir no futuro do subjuntivo, na 1. ª ou na 3.

A forma correta de escrita da locução verbal é vai vir. A locução verbal vai vim está errada. Você vai vir cedo?

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.

2) VIER é FUTURO DO SUBJUNTIVO do verbo VIR: “Quando eu VIER novamente, assinaremos o contrato.”

Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

Significado de Vir
verbo transitivo indireto e intransitivo Caminhar-se em direção a: os cães vêm à margem da praia; escutava o barulho do navio que vinha. Chegar para ficar por um tempo maior: o Papa vem ao Brasil no próximo ano; o Papa virá no próximo ano.

A frase «Eles vão vir» está gramaticalmente correcta. O nosso Camilo Castelo Branco escreveu assim: «Ora, pois, primo Baltazar, parece-me que são horas de vir vindo o jantar.» Mas «vão vir» soa tão mal que… quem for sensível à beleza da Língua não emprega frases desse género.

Em nossa Língua Portuguesa, admitimos enquanto forma correta a expressão pode vir.

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

O verbo irregular é aquele cuja conjugação altera não só a desinência como também o radical. Ver (infinitivo) é o verbo que significa olhar, observar, enxergar. Já vir significa deslocar-se, até um lugar, encaminhar-se. A confusão está no fato de que o futuro do subjuntivo de ver é vir, já que é um verbo irregular.

Por este verbo se conjugam todos os seus derivados, como advir, avir, convir, desavir, intervir, provir e sobrevir.

Quanto ao verbo vir, cujo perfeito é vim, vie-ste, o futuro do subjuntivo é vier, vieres... Assim, o correto é se você o vir; quando eu vier; quando ele disser; se eles estiverem.

O mesmo que: entender, voltar, tornar, regressar, acudir, emanar, derivar, surgir, comparecer.

Expressão popular usada como sinônimo de "tudo", "qualquer coisa" ou "qualquer situação". Estou com meu amigo para o que der e vier.

A dúvida é: quando utilizar vim e quando utilizar vir? Vim é a forma conjugada do verbo vir na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (eu vim). Vir é a forma do verbo no infinitivo (pode vir, vai vir, deve vir, quer vir).