Quando você se sente bem consigo mesmo?

Perguntado por: eassuncao8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

O Que é Estar Bem Consigo Mesmo? Apesar de simples, a expressão “estar bem consigo mesmo” tem muito a nos dizer. Ela se refere a estar feliz e satisfeito com quem se é, com a vida que se tem, com a mente tranquila e sem sentimentos de insegurança em relação ao futuro e culpa em relação ao passado.

Para viver em paz consigo mesmo, você deve ser capaz de proporcionar a si mesmo o afeto e o reconhecimento que espera dos outros. Se a sua autoestima e amor próprio forem fortes, você alcançará uma harmonia interior completa.

Quando falamos em rigidez, estamos nos referindo a pessoas com um apego exagerado às próprias ideias, vontades, gostos. Assim, quase nunca reconhecem seus próprios erros e nem tão pouco os percebe. Extrema dificuldade em aceitar uma opinião diferente.

Ser duro consigo mesmo é algo familiar para muitos de nós. Temos uma tendência a nos distanciar de emoções como a raiva, o medo e a vulnerabilidade cobrindo-as com autojulgamento. E é assim que alimentamos um pequeno (ou grande) tirano que vive dentro de nós. Ele aparece exatamente quando estamos em sofrimento.

7 Dicas para se sentir bem

  1. – Conheça o seu corpo. Entender o que funciona para você é o ponto inicial para o seu bem estar. ...
  2. – Liberte-se da culpa. ...
  3. – Pare de se comparar. ...
  4. – Coloque a sua saúde em primeiro lugar. ...
  5. Fazer planos.

Dicas de como ser gentil e se cuidar

  1. Perceba a sua voz crítica. ...
  2. Dê um tempo para sua mente, fique em silêncio. ...
  3. Confie em você e nas suas capacidades. ...
  4. Busque o autoconhecimento. ...
  5. Aceite quem você é ...
  6. Seja realista. ...
  7. Celebre quem você é

7 dicas para manter a paz interior e controlar a ansiedade em...

  1. #1. Pratique atividades físicas. ...
  2. #2. Medite. ...
  3. #3. Consumir alimentos com triptófano. ...
  4. #4. Manter o foco no presente. ...
  5. #5. Ser mais organizado. ...
  6. #6. Entrar em contato com a natureza. ...
  7. #7. Montar um cantinho para relaxar em casa.

Severo, implacável, inexorável. Forte, violento, impetuoso. Áspero, desagradável: palavras duras. Duro de cabeça, obstinado, teimoso, estúpido.

Quando você é muito duro consigo mesmo, tem dificuldade para perceber como a sua autopercepção negativa afeta o seu bem-estar, saúde mental e autoestima. Está preocupado demais em procurar erros no próprio comportamento ou exercer a autocrítica destrutiva.

A sua relação consigo mesmo pode variar de acordo com o seu estilo de vida, visão de mundo e busca por autoconhecimento. Isso quer dizer que só você é capaz de dar respostas sobre quem você é.

Que demonstra severidade ou que é implacável, insensível: Não havia coração mais duro que o dele.

Rijo, firme, sólido. Que opõe resistência. Custoso, difícil, árduo.

Seja tirar alguns minutos para mergulhar em um bom livro, escrever as coisas pelas quais você é grato, passar tempo ao ar livre ou se exercitar, existem várias pesquisas feitas por psicólogos que sugerem que certas atividades podem melhorar nosso humor.

Estudos científicos têm descoberto que a felicidade pode tornar nossos corações mais saudáveis, nosso sistema imunológico mais forte e nossa vida mais longa. A felicidade e a saúde podem, de fato, ser um círculo virtuoso, mas os pesquisadores ainda estão tentando entender sua relação.

O que é viver bem
Apesar de ser um conceito relativo à cada um, alguns pontos são comuns a todos nós: queremos ter felicidade, satisfação pessoal, saúde e alegria na vida. Para isso, contamos com momentos especiais ao lado de nossos amigos e familiares, experiências saudáveis e alternativas que nos tragam paz interior!

A auto-aceitação é semelhante à autoestima, mas tem mais a ver com a maneira que a pessoa se sente consigo mesmo. Autoaceitação é amar-se plenamente, com todas as suas virtudes e falhas. É sobre amar quem você é hoje – e não quem você quer ser ou quem foi. Com a autoaceitação você pratica um cuidado diário de si mesmo.

As coisas que nos fazem sentir vivos de verdade são feitas de um material sem igual: o entusiasmo. Cada um de nós terá que encontrar esses propósitos pessoais e ser corajoso o suficiente para lhes dar forma, a fim de torná-los nossa razão, nossa autêntica paixão diária.

Se sentir vivo está relacionado ao se sentir presente e mais, perceber tudo isso. E nós, nos sentimos vivos o tempo inteiro? Talvez não, porque a vida corrida, os deveres e obrigações, nos levam ao piloto automático e, tudo bem, não estou falando que isso seja ruim.