Quando você puder ou poder?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Puder é a forma do futuro do conjuntivo do verbo irregular poder e pronuncia-se com e aberto: – Irei de férias quando puder. – Enquanto pudermos ajudar os nossos filhos, vamos fazê-lo.

O “puder” tem tudo a ver com o “poder”. Isso porque ele é a conjugação deste verbo, mas em uma pessoa (1ª ou 3ª do singular) e tempo diferente (futuro do subjuntivo). O futuro do subjuntivo se refere a ações que tem a possibilidade de acontecer no futuro – ou que deseja-se que aconteçam.

Poder é uma palavra originada do latim e tem a mesma raiz que a palavra potência. Ambas remetem à capacidade de fazer algo, de empreender algo. Com o passar do tempo, poder também passou a significar a capacidade de impor, de mandar e de submeter os outros à própria vontade.

2 for permitido, for possível, tiver permissão, tiver possibilidade, tiver oportunidade, tiver ocasião.

A forma “pode”, sem acento, é usada no tempo presente. Já a forma “pôde”, com acento, é usada no tempo pretérito perfeito. A forma verbal “poder” é a forma nominal no infinitivo do verbo.

1 é capaz, consegue, controla, sabe, tem potencial, logra.

Três Poderes

  • Poder Executivo.
  • Poder Legislativo.
  • Poder Judiciário.

As palavras tem o poder de interferir nas nossas emoções, no nosso estado emocional e até mesmo em nossas ações. O que falamos para nós mesmos ou o que é dito por um terceiro pode nos motivar ou desmotivar.

Existem 5 tipos de poder que um líder pode possuir: poder coercitivo, de recompensa, legitimado, de competência e de referência, este último também denominado 'carisma'.

O órgão do sentido responsável pela visão são os nossos olhos. Eles nos permitem enxergar o mundo à nossa volta. Com a visão podemos ver os objetos e perceber o tamanho deles, as cores, as formas.

5 sinônimos de puderam para 1 sentido da palavra puderam: Aplicaram algo numa superfície: 1 passaram, aplicaram, botaram, colocaram, espalharam.

1 suceder, ocorrer, decorrer, dar-se, desenrolar-se, passar-se, realizar-se, processar-se, apresentar-se, seguir-se, efetuar-se, verificar-se, cumprir-se, ser, vir, resultar, sobrevir, advir, calhar, tornar-se, existir, haver, transcorrer, intercorrer, sobrechegar.

Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

As palavras não saem de nossa boca por vontade própria. Elas partem de um comando que tem início em nosso cérebro. Isso quer dizer que tudo aquilo que proferimos corresponde a um pensamento. Às vezes, ele é tão rápido e emotivo que nos arrependemos quase que instantaneamente daquilo que dissemos.

As três construções são corretas.
Neste caso, dizer é o verbo principal e poder é um verbo auxiliar modal, indicando de forma mais específica o modo como ocorre a ação verbal, ou seja, com obrigatoriedade, possibilidade, vontade, intenção, esforço, finalização, entre outros.