Quando você mais agradece coisas boas acontecem?

Perguntado por: ipimenta5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Quanto mais grato você é, mais “coisas boas” acontecem na sua vida! Quanto mais grato você for, mais a vida te surpreenderá com abundância, alegria, amor, saúde e prosperidade! A questão da gratidão é um assunto mais profundo do que muitas pessoas pensam que é.

Agradecer pode acalmar a mente, estimular o autoconhecimento e fazer com que a pessoa valorize o que já tem, em vez de nutrir a ansiedade por aquilo que deseja ter. É uma sensação prazerosa que realmente causa transformações no estilo de vida.

A gratidão cria relações ganha – ganha. Quem agradece ganha e quem recebe o agradecimento também ganha. O melhor é que não existe um limite para gratidão, podemos agradecer muito mais do que fazemos habitualmente e sempre haverá mais gratidão disponível se quisermos continuar agradecendo.

Quando alguém diz “obrigado”, a resposta habitual é “de nada” ou “por nada”. Ou ainda: “não há de quê”. Quem responde ao agradecimento desobriga aquele que está grato. Essa resposta é a mais elevada.

Toda vez que agradecemos e nos sentimos gratos por algo ou alguém, aumenta-se os níveis de dopamina, um neurotransmissor responsável pelo bem-estar, humor e prazer. Consequentemente, nos sentimos mais felizes, leves e satisfeitos, porque ativamos o sistema de recompensa do cérebro.

Muitas vezes, achamos que nossa vida vai mal porque algo que queríamos muito deu errado. A gente já desanima e quer desistir de tudo. Em vez disso, que tal agradecer? A gratidão é um dos caminhos para a felicidade e a paz e, ao praticá-la, você verá que tem muito mais coisas boas em sua vida do que imagina.

Melhora no bem-estar físico, emocional e social. O conceito de bem-estar está ligado a um sentimento positivo, em que um indivíduo se sente confortável com a sua vida. Ao agradecer sempre e valorizar as coisas boas, esse sentimento acaba sendo fortalecido. Assim, o corpo, a mente e os relacionamentos são beneficiados.

Considerando novamente a admoestação do Apóstolo Paulo: “Em tudo dai graças…” (1 Tessalonicenses 5:18), devemos ser gratos pelas bênçãos que desejamos, tanto quanto por aquelas que nos vêm e que estão além de nossa capacidade atual de compreender.

A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, pois nos leva a reconhecer e a valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós.

Quando falamos de gratidão, podemos identificar 3 tipos: a gratidão teórica, a gratidão passiva e a gratidão ativa.

Pensando por esse lado, chegamos à conclusão que as pessoas gratas vivem melhor, vivem mais felizes por mais tempo, se estressam menos, se preocupam menos… porque sempre conseguem encontrar algo para agradecer.

Quando eu me perco no passado, eu me perco no futuro, eu aumento o risco de ansiedade e de depressão. Por isso que o exercício da gratidão, inclusive, pode ser um tratamento ou uma prevenção para a ansiedade e depressão. A minha sensação quando eu estou grato é de pertencimento.

É um número que simboliza a comunicação sadia e ativa, a forte presença dela como uma antena que possibilita a abertura de caminhos.

A palavra gratidão é derivada do latim gratus, que pode ser traduzido como agradecido, ou gratia, que tem o mesmo sentido das palavras graça, bênção e dádiva. Sendo assim, gratidão significa o reconhecimento das coisas boas que existem na vida. Ser grato é reconhecer o que também não enxergamos.

A "ciência da gratidão" explica que ela pode te fazer mais feliz, diminuir sua pressão sanguínea e melhorar seu sono. Expressar gratidão faz parte do movimento da "psicologia positiva", que tem muitos estudos feitos nos Estados Unidos.

O sentimento de gratidão é o que se manifesta quando alguém faz algo positivo por nós e quando percebemos a grandiosidade das nossas conquistas. Então, é como uma sensação de reconhecimento pelo trabalho de alguém, seja de outra pessoa, seja de nós mesmos.

Palavras relacionadas a gratidão

  • gratidão.
  • agradecimento.
  • reconhecimento.
  • retribuição.
  • recompensa.

Como praticar a gratidão no dia a dia?

  1. Fazer elogios com frequência. ...
  2. Demonstrar carinho pelas pessoas queridas. ...
  3. Valorizar tudo o que possui. ...
  4. Desfrutar de cada momento em plenitude. ...
  5. Sorrir para as pessoas. ...
  6. Realizar pequenos atos de gentileza. ...
  7. Ser voluntário em uma ação social.

10 – A forma mais simples de sorrir é agradecer pelas coisas boas que você já tem na vida. 11 – Gratidão é saber agradecer com o coração. 13 – Deixe a fé te florescer, a gratidão te reconstruir e o amor te conduzir. 14 – Sentir gratidão e não expressá-la é como embrulhar um presente e não entregá-lo a ninguém.

Alguns autores defendem que a resposta por nada é mais correta do que a resposta de nada. Contudo, ambas estão consagradas pelo uso, sendo igualmente corretas. De nada, nem era preciso agradecer! Eu lhe disse obrigada e ela sorriu e respondeu: por nada!

Diga um simples “obrigado”
O bom e velho “obrigado” não é nunca uma escolha ruim. É a resposta mais imediata, educada e precisa que você pode dar de maneira ágil e curta diante de um elogio. Assim, você mostra que entendeu a satisfação e deixa clara a sua postura de gratidão.