Quando você faz um Pix errado o que fazer?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Se você fez um Pix de valor errado para uma pessoa que conhece, é relativamente fácil resolver a situação. O que você deve fazer é contatar a pessoa e pedir a ela que cancele o Pix, estornando o valor. Isso pode ser feito em até 30 minutos, no horário comercial, ou em até 1 hora, fora do horário bancário.

Se o destinatário for uma pessoa conhecida, basta solicitar que devolva o valor na funcionalidade disponível no aplicativo do banco. Se o envio foi para um desconhecido, ainda pode ser viável identificá-lo pela chave, se for CPF, e-mail ou celular. Porém, se for uma chave aleatória, o contato fica mais difícil.

Quem recebeu algum valor indevido, tem até 90 dias para realizar o estorno do dinheiro para a pessoa que fez o pagamento errado. O procedimento é feito pelo próprio aplicativo no qual o dinheiro foi recebido, por meio da opção “devolver esse pagamento”, clicando na transação desejada, que se encontra no extrato.

A resposta objetiva não é boa: infelizmente, não tem como cancelar um Pix enviado. Isso acontece porque o Pix é uma operação em tempo real. Como o próprio nome entrega, é um sistema de pagamento instantâneo. Ou seja, em poucos segundos, o dinheiro sai da conta do pagador e vai para a conta do recebedor.

  1. Primeiro comunique o banco no qual a transferência foi feita.
  2. Depois comunique o banco que recebeu a transferência.
  3. Registre um boletim de ocorrência.
  4. Caso o valor não seja devolvido procure um advogado e/ou a defensoria pública (caso não possa pagar por um advogado)
  5. Guarde todas as provas da transação.

Caso você desconheça uma transação Pix, vá a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação na sua conta.

Bloquear Pix e outros serviços
O primeiro passo a se fazer quando a pessoa percebe que o seu celular foi roubado é encontrar em contato com as instituições financeiras nas quais a pessoa possui uma conta. E, dessa maneira, solicitar o bloqueio dos serviços, como, por exemplo, de transferências bancárias e do Pix.

COMO DEVOLVER UM PIX
O recebedor só precisa localizar a transação que deseja devolver no extrato bancário e, após clicar na transação, basta apertar o botão DEVOLVER.

Caberá a você entrar em contato com a instituição, com todas as informações possíveis da outra pessoa que recebeu o Pix errado, e comunicar o erro da transferência. Caso conheça a pessoa que enviou o valor, poderá entrar em contato diretamente com ela e solicitar o estorno do Pix.

Resumidamente, Pix bloqueado significa que o recurso está temporariamente indisponível para o usuário. Dentre os motivos, estão: Bloqueio por segurança – A conta bancária está em análise de segurança e, por isso, alguns recursos foram limitados.

Uma vez que a transferência é confirmada, você não poderá cancelar o Pix. É preciso aguardar a confirmação ou não da transferência. Caso deseje, você pode entrar em contato com a instituição financeira o mais rápido possível, explicar o que está acontecendo e verificar se algo mais pode ser feito nesse caso.

É possível cancelar um Pix? Na prática, não. É possível alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento. Por ser uma operação instantânea, não tem um mecanismo que permita o cancelamento antes da efetivação do envio.

Por ser uma operação instantânea – mesmo que demore até 10 segundos para ser processada, não é possível fazer o cancelamento de um Pix. Portanto, confira os dados envolvidos na transação quantas vezes for possível, como o valor e o destinatário, antes da confirmar o pagamento.

O prazo para a resposta é em até 10 dias úteis.