Quando você afirma que enterrou o dedo em um alfinete?

Perguntado por: ubrito6 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A alternativa correta é a letra E) pois temos que no caso há o uso da catacrese. A catacrese é uma figura de linguagem que representa uma metáfora. São termos utilizados no nosso cotidiano que parecem absurdos porém tem determinada ligação lógica fundamentada como por exemplo "pés da mesa".

Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.

Na expressão “... a natureza parece estar chorando..”, do ponto de vista estilístico, temos: Antítese.

Alfinete: pra prender e marcar
Gostei! Alfinete de cabeça - ele não tem fecho e parece com uma agulha, só que sem furo no meio e com uma cabeça em formato de bolinha que pode ser de metal, vidro ou plástico.

substantivo masculino Pequena haste metálica, com cabeça em uma das extremidades e com ponta na outra.

A catacrese é uma figura de linguagem utilizada para se referir a algo que não tem um nome no idioma. Para isso, usa-se um termo já existente, mas em outro contexto, tomando seu sentido original emprestado para fazer a analogia.

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

A diferença entre a metonímia e metáfora é que a metonímia utiliza um termo por outro pela relação de proximidade entre eles, enquanto a metáfora faz uma comparação entre dois termos.

A metonímia é uma figura de linguagem usada para substituir um termo por outro relacionado, geralmente quando o termo que remete a uma parte passa a ser empregado como o todo. Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido.

Hipérbole. A hipérbole corresponde ao exagero de uma ideia feito de maneira intencional. Exemplos: Quase morri de estudar.

Personificação ou Prosopopéia
É uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos. Ex.: O Sol amanheceu triste e escondido.

Hipérbole. A hipérbole é utilizada para dar mais expressividade em uma frase. Quando dizemos "Morri de rir com aquele filme", queremos dizer que o filme foi muito divertido e por este motivo rimos bastante, ou seja, realçamos a frase.

ALFINETE – veio do Árabe al-filed, “alfinete”, com provável mistura com a palavra “fino”. PRESA – com o sentido de “dente canino de certos animais”, vem do Latim prehendere, “prender”, pois elas servem para prender o animal caçado na boca do predador.

Espécie de alfinete cuja ponta se encaixa numa cavidade, para não se desprender nem picar.