Quando vira uma frente fria 2022?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

O trimestre do chamado inverno meteorológico de 1º de junho a 31 de agosto está quase no fim e a estação pelo critério astronômico vai até a noite do dia 22 de setembro, quando vai se dar o equinócio da primavera. Portanto, ainda tem inverno pela frente com dias de frio.

Fim da La Niña deve trazer temperaturas mais baixas já em abril e maio. O frio deve chegar mais cedo ao Brasil este ano. É o que indica a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), em uma atualização feita no último mês.

A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Veja abaixo os dias mais frios até o momento em 2022, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): Porto Alegre: 14,9°C (20 de março); 20,9°C (12 de março) Florianópolis: 17,4°C (18 de fevereiro); 22,2°C (20 de março) Curitiba: 12,9°C (17 de fevereiro); 19,0°C (20 de março)

O recorde de menor temperatura máxima de 2022 continua sendo o do dia 18/05/2022, quando a capital não passou dos 12,9°C. O frio também foi intenso na cidade do Rio De Janeiro.

Oitavo mês do ano foi marcado por calor, chuva, frio, geadas e até neve. Ao longo do mês de agosto de 2022, o centro-sul do Brasil naturalmente sentiu mais as ondas de frio.

O Outono no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de março de 2022 às 12h33min e termina no dia 21 de junho às 06h14 (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

No caso das temperaturas, elas devem permanecer acima da média em grande parte da região, porém não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio, podendo ocorrer formação de geadas em regiões de altitude elevada (Figura 3b).

A La Niña é o fenômeno de resfriamento das águas do oceano Pacífico e que influi diretamente no clima da América do Sul. O Pacífico é o maior oceano da Terra e está em sua fase fria desde julho de 2020. O fenômeno perde força a partir de janeiro de 2023 e passa a entrar a Neutralidade Climática, segundo Brandt.

Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência. Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar.

A primavera marca a transição da estação mais fria para a mais quente do ano, e por isso há uma crescente mudança no regime de chuvas e nas temperaturas na maior parte do Brasil.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. As principais características da estação no Brasil são a chuva frequente em praticamente todo o país e temperaturas altas, com sensação de abafamento em grande parte da estação.

O que geralmente pode ser falso em uma “notícia duvidosa” de clima, são valores EXTREMAMENTE exagerados e sem embasamento científico. Quando se trata do tempo e do clima, um simples acesso no site do Inmet ou em uma das redes sociais, já é suficiente para você confirmar a informação.

PRECIPITAÇÃO
Bem como em Montes Claros-MG, foi registrado um total de chuva de 1,8 mm em março/2022, que representa 2% da média do mês que é 137 mm. Em contrapartida, os maiores acumulados de chuva concentraram-se em grande parte das regiões Norte, Sul, áreas do Centro-Oeste e extremo leste da Bahia (Figura 1).

Segundo o Climatempo e a Epagri/Ciram, a onda de frio será tão forte que pode nevar no dia 1º de novembro de 2022 na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense. Se isso realmente acontecer, será a primeira vez que neva no Brasil em novembro.

A chuva e o ar frio farão ainda com que a segunda quinzena de setembro tenha temperatura mais baixa que o padrão histórico ainda em áreas mais ao Sul do Mato Grosso do Sul, em São Paulo, Sul de Minas e Rio de Janeiro.

No mês de setembro de 2022 as chuvas ainda irão se concentrar sobre o norte, leste da Região Nordeste e sul do Brasil.

A menor temperatura já registrada no país de modo oficial foi -11,6 °C. Esse recorde é da cidade catarinense de Xanxerê, atingido no dia 25 de junho do distante ano de 1945.

Os resultados do modelo do INMET para os meses de março e abril de 2022 indicam temperaturas de normal a acima da média para praticamente toda a Região Sul. Esse pode ser um sinal de que ainda não haja formação de geadas no início do outono.

Quadro 1 - Chuvas anotadas durante o mês de abril 2022. A região Sudoeste de São Paulo, praticamente sem chuvas média de chuvas de abril de 2022 (36 mm) ficou quase a metade da média das normais climáticas do mês (71 mm) e praticamente igual à média das chuvas de abril de 2021 (35 mm).

Última modificação 12/09/2022 15h20 . Uma onda de calor vai atingir, até a próxima quarta-feira (14), parte das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é de máximas em torno de 40°C em áreas dos estados do Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e em todo o Distrito Federal.