Quando virá dama no truco vale o quê?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

No Truco paulista utiliza-se a regra de “manilha móvel”, sendo a carta do valor seguinte ao valor da carta Vira. Por exemplo: se a vira for 6, a manilha é a 7; se a vira for 7, a manilha é a Dama; se a vira for 3, a manilha é a 4 e assim por diante.

A dama de espadas vale 13 pontos. Possui passagem de cartas no início da rodada.

O valor das cartas
Cartas 10, valete, dama e rei: todas as cartas valem 10; Às: ela pode valer 1 ou 11, dependendo da sua mão.

O Truco é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla ou trio que fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”) e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são as Manilhas.

O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ou deixá-lo sem movimentos ganha a partida. O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura.

Manilhas são as cartas com maior valor no Truco. No Truco Mineiro, as manilhas são fixas. O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro. No poker, o Ás é a maior carta e o 2 a menor.

Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama. A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor.

11. A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente, como para trás, uma ou mais peças. 12. Se no mesmo lance se apresentar mais de uma possibilidade de capturar peças, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).

1. Senhora nobre ou de distinção. 2. Qualquer mulher que dança num baile.

Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13).

O jogo de damas trabalha com a inteligência, através da manipulação de peças num tabuleiro. O objetivo do jogo é fazer com que um jogador consiga “capturar” as peças do adversário, de forma a deixá-lo sem peças no tabuleiro ou sem movimentações possíveis.

Os jogadores devem sempre ficar com três cartas na mão. cartas que estão na mesa e somando o resultado, até que a soma de 21 ou mais. O jogador que conseguir colocar um carta e formar exatamente 21, ganha a rodada recebendo um ponto ou uma nova ficha.

Todos os jogadores tentam conseguir uma mão no valor de 31 pontos (ou o mais próximo possível) do mesmo naipe. Um trio de cartas vale 30,5 pontos. Se for a tua vez podes trocar uma carta com uma das cartas do meio. Se um jogador passar a sua vez, o jogo termina após todos os restantes jogadores terem 1 tentativa final.

Na mão-de-onze não é permitido, olhar o fundo do maço, queimar cartas e pedir truco, meio-pau, nove ou doze. Caso haja erro na distribuição, o baralho será passado para o próximo carteador sem perda de tento.

Continuar lendo Qual é o zap no truco?