Quando vc cria uma palavra que não existe?

Perguntado por: dbarbosa . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4 / 5 7 votos

Chama-se de neologismo o processo de criação de novas palavras na língua.

Neologismo lexical
Indica uma palavra nova, criada para indicar um novo conceito: deletar (apagar); escanear (digitalizar); clicar (pressionar botão do mouse).

Chama-se de neologismo o processo de criação de novas palavras na língua. Você já reparou que, de tempos em tempos, novas palavras surgem - seja nos telejornais, descrevendo uma nova tecnologia, por exemplo, seja nas ruas, por meio de gírias.

1 inculto, analfabeto, incompetente, insipiente, iletrado, apedeuta, ínscio, ignaro, insciente, desinformado, apedeuto, desculto, indouto, inexperiente, desconhecedor, leigo.

A redundância, também chamada de pleonasmo vicioso, ocorre de maneira não intencional no discurso. Porém, quando se usa um pleonasmo propositalmente para reforçar algum sentido no enunciado, trata-se de uma figura de linguagem.

Solecismo: é o nome dado às construções que infringem as normas de sintaxe. Exemplos de solecismo de concordância: “Haviam muitos homens no evento” (Havia); “Fazem três anos que me formei.” (Faz).

O pleonasmo vicioso é um vício de linguagem, é a repetição supérflua da palavra ou da ideia contida na frase. Neste caso é uma redundância desnecessária e não agrega nenhum valor ao que está sendo dito ou escrito. Veja estes exemplos: Entrar para dentro.

O que quer dizer a palavra p * * * * * *? Mulher que faz relações sexuais por dinheiro; prostituta. [Pejorativo] Figurado. Aquela que não tem pudor; libertina ou despudorada.

Em linguística, arcaísmo (do grego archaismós) é o uso lexical ou gramatical de uma palavra ou expressão antiga, que já caiu em desuso. O arcaísmo pode ser linguístico ou literário.

Hibridismos são palavras formadas por elementos pertencentes a línguas diferentes. Estamos falando, pois, acerca do processo de formação de palavras – fato que nos faz recordar da derivação e da composição, não é verdade?

Neologismo é como chamamos uma palavra recém-criada ou uma palavra que já existe na língua, mas que passa a ter um novo significado. Portanto, o neologismo pode ser: fonológico (imitação de um som produzido por seres ou objetos); sintático (processo de derivação ou composição);

Para criar um anagrama, podem ser trocadas duas ou mais letras. Por exemplo: a palavra pedra pode ser transformada em perda, se trocarmos o "d" pelo "r". Com a mesma palavra "pedra", é possível formar a palavra "padre", trocando a letra "a" com a letra "e". Perda e padre são anagramas de pedra.

A palavra mais longa do mundo será o termo inglês: "methionylthreonylthereonyl(…) isoleucine". Este termo, que conta com nada menos do que 189.819 letras, é a designação química da maior proteína existente: a Titina.

Termo é palavra própria de uma arte ou ciência: termos técnicos. Vocábulo é som ou conjunto de sons articulados, com que o homem se exprime.” (Dicionário de Sinônimos, Lexicon Editora Digital Ltda, 4ª ed., 2011, p. 255).

Segundo o professor, não é possível saber a origem exata das palavras. Isso é porque tudo o que a gente sabe sobre linguagem humana depende do registro escrito de povos antigos (principalmente do Oriente Médio). Mas quando surgiu a escrita, muito provavelmente a oralidade já estava em um estágio avançado.

Desorgulho - Busca - Dicio, Dicionário Online de Português.

1 ilógico, absurdo, irracional, incoerente, incongruente, tolo, confuso, idiota, disparatado, insensato, surreal, despropositado, desapropositado, desarrazoado, infundado, infundamentado, incompreensível, ininteligível.