Quando vai ser liberado o PIS-PASEP do funcionário público?

Perguntado por: dhernandes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base. O abono salarial do PIS/Pasep de 2023 (ano-base 2021) pago na quarta-feira (15) a três novos gupos.

Servidores públicos (Pasep):
Nº de inscrição de final 1: a partir de 15 de março (pago) Nº de inscrição de final 2: a partir de 17 de abril. Nº de inscrição de final 3: a partir de 17 de abril. Nº de inscrição de final 4: a partir de 15 de maio.

Para se tornar elegível, o trabalhador precisa ter trabalhado por pelo menos 30 dias em 2021 com carteira assinada, ter recebido até dois salários mínimos no período, estar inscrito no PIS ou Pasep por pelo menos cinco anos e ter informações precisas no sistema.

Os servidores públicos também podem sacar os valores das cotas diretamente nas agências da Caixa, nos terminais de autoatendimento (usando o Cartão Cidadão), nas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, mediante apresentação de documento oficial com foto.

São inscritos no PASEP os servidores públicos federais, estaduais e municipais e os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista, independentemente do regime jurídico ao qual se subordina a relação de trabalho (regime jurídico único, CLT ou regidos por legislação própria).

Site do Banco do Brasil para consultar PASEP
O site oficial do Banco do Brasil é uma das ferramentas que o servidor pode utilizar para fazer a consulta do PASEP online. Basta procurar pela opção “Consulte e Receba seu PASEP”, informar o CPF e todos os dados que forem solicitados. Logo será possível verificar o extrato.

Consultar Pasep por telefone
É possível consultar o seu número ligando para o telefone da Previdência Social (135) e registrar o seu CPF. Um atendente confirmará os dados cadastrais e informar o seu número.

  1. Pelo Alô Trabalhador: telefone 158.
  2. APP Carteira de Trabalho Digital.
  3. Por meio do Consulte/Receba seu PASEP.

O que acontece se perder o prazo de sacar o PIS/PASEP? O abono salarial fica disponível durante o restante do ano em que foi pago. Em 2023, os recursos ficam liberados para movimentação até o dia 28 de dezembro.

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021).

O saque duplo do abono salarial foi uma disponibilidade permitida pelo governo para que os trabalhadores possam sacar os valores duas vezes no mesmo ano.

O PIS é destinado a contratados por empresas da iniciativa privada e o PASEP a funcionários do setor público. Portanto, têm direito ao PASEP trabalhadores como professores da rede pública, militares e funcionários de prefeituras.

Consultar saldo do PIS/PASEP pelo aplicativo

  • Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador;
  • Entre com seu CPF;
  • Cadastre-se com todos os dados solicitados;
  • Verifique o e-mail de confirmação enviado;
  • Abra o app com sua senha;
  • Selecione “Meu NIS” no menu para ver seu PIS (o mesmo número do NIS).

Atualmente, conforme divulgado pela Caixa Econômica Federal, não é possível antecipar o pagamento do PIS em 2023. O benefício é liberado de acordo com um calendário divulgado pelo Governo Federal, sem possibilidade de adiantamento para outros períodos.

Você pode consultar o número do seu PIS ligando para a Previdência Social no número 135. Depois de digitar seu CPF, você será redirecionado para um menu eletrônico. Selecione a opção 3, para outros assuntos, ou disque 0 para falar diretamente com um atendente.

A consulta do abono salarial pode ser realizada através de sites, aplicativos ou telefones.
...
Confira a seguir:

  1. Aplicativo Caixa Trabalhador;
  2. NÚMERO PIS 2023: 0800 726 0207.
  3. NÚMERO PASEP 2023: 0800 729 0001.