Quando vai ser a prova do CEEJA 2022?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Provas para certificação do ensino fundamental e ensino médio serão aplicadas no dia 28 de agosto. Encerram às 23h59 deste sábado, 4 de junho, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. O prazo foi aberto no dia 24 de maio.

Como consultar o local de prova Encceja 2022? O local de prova Encceja 2022 pode ser consultado pelos candidatos após a liberação do Cartão de Confirmação no site do Inep.

A edição de 2023 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será realizada no dia 27 de agosto. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

18 anos

Os cursos para o ensino fundamental são oferecidos para que tem a partir de 15 anos. Já os interessados em concluir o ensino médio precisam ter, no mínimo, 18 anos. Cada módulo dura 6 meses e são equivalentes aos anos e séries do ensino regular. As aulas são de segunda à sexta-feira, com quatro horas diárias.

Para o ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos; já para o ensino médio é de 18 anos. Sendo assim, você tem a opção de escolher e adaptar os estudos conforme a sua rotina. Por isso, ele é excelente para quem não possui tanto tempo assim. O Ceeja 2022 dura 2 anos e se divide em 4 módulos, sendo 1 por semestre.

As provas, tanto para os ensinos fundamental e médio, serão aplicadas no dia 28 de agosto, em todas as unidades federativas. Para acessar a página de inscrição no Encceja 2022, clique aqui.

100 pontos

no Encceja, ou seja, para conseguir a certificação, o participante deve: Atingir a nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento do exame. Alcançar nota igual ou superior a 5 pontos na prova de Redação.

100 pontos

Para conseguir a certificação para o nível que está fazendo a prova é necessário alcançar uma pontuação mínima de 100 pontos em cada prova, com isso, o candidato precisa acertar uma média de 12 questões de cada área de conhecimento para ser aprovado.

Quanto tempo leva para concluir um ano letivo da EJA? Um dos benefícios da EJA é a flexibilidade de tempo. O curso é mais rápido do que o ensino regular. O ensino fundamental inteiro pode ser concluído em dois anos, enquanto o ensino médio leva um ano e meio.

Afinal, quem faz supletivo / EJA pode fazer faculdade? Se você concluiu o ensino médio com EJA pode fazer faculdade como qualquer outro estudante. O EJA não impede que o aluno faça faculdade, pelo contrário, é uma forma de dar oportunidade de educação para quem não conseguiu terminar os estudos na idade adequada.

Como funciona o CEEJA 2023? O CEEJA é uma escola estadual de educação que busca recuperar os estudos através do ensino supletivo. A idade mínima para se inscrever é de 15 anos para quem quer recuperar o ensino fundamental, e 18 anos para quem quer recuperar o ensino médio.

As provas do Encceja são aplicadas anualmente em um único dia (manhã e tarde). São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo com um tema pautado em relevância social, cultural ou política.

COMO FUNCIONA O CEEJA? No CEEJA o atendimento é individualizado, a presença do aluno é flexível, sendo obrigatório o comparecimento às avaliações parciais e finais, bem como o registro de, pelo menos, 1 comparecimento por mês para desenvolvimento das atividades previstas para cada disciplina.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou o edital com as regras para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. O exame será aplicado no dia 27 de agosto em todo o país.

A prova do CEEJA 2023 costuma ser dividida em quatro etapas. Cada uma delas possui 30 questões, e cada pergunta vale quatro pontos. É necessário ter pelo menos 100 pontos em cada uma delas, para ser aprovado. Isso sem falar na redação.