Quando utilizar a média ponderada?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

A média aritmética ponderada é bastante utilizada em situações diversas do cotidiano. Um exemplo muito comum de aplicação dessa matemática é o cálculo de notas de alunos. Quando as provas possuem pesos diferentes, a média ponderada é feita para que os estudantes tenham um valor médio ajustado ao desempenho apresentado.

A média aritmética de n valores é utilizada quando os valores são obtidos utilizando os mesmos critérios e forem igualmente importantes. Exemplo: Quando aplicamos uma mesma prova, num mesmo instante a todos os alunos de uma mesma turma a média aritmética das notas representa o conjunto das notas obtidas.

A média é a soma de todas as medições divididas pelo número de observações no conjunto de dado. Em razão de ser suscetível aos valores extremos, a média normalmente é utilizada quando os dados estão dispostos de forma homogênea. A mediana é o valor do meio que separa a metade maior da metade menor no conjunto de dados.

Quando estudamos Estatística, um dos conceitos que mais se destacam são as médias aritmética, ponderada e geométrica, com maior ênfase nas duas primeiras.

A média geral ponderada (MGP) é calculada multiplicando-se a média de cada disciplina cursada na UFS, com aprovação, pelo respectivo número de créditos e dividindo-se a soma destes produtos pela soma dos créditos.

A taxa gerada pela média ponderada pelos volumes dos negócios gerados no mercado cambial interbancário é conhecida como Ptax (letra E). Letra E: PTAX. Isso ocorre porque, no Brasil, a taxa de câmbio que serve de referência para a nossa moeda (o Real) é conhecida como Ptax.

Com uma média ponderada, um ou mais números tem uma significância ou peso maior. Use as funções SOMARPRODUTO e soma para encontrar uma média ponderada, que depende do peso aplicado aos valores. Por exemplo, uma remessa de 10 casos de lápis é 20 centavos por caso.

A média de um conjunto de dados é encontrada somando-se todos os números do conjunto de dados e então dividindo o resultado pelo número de valores do conjunto. A mediana é o valor do meio quando o conjunto de dados está ordenado do menor para o maior. A moda é o número que aparece mais vezes em um conjunto de dados.

Em um comparativo geral, a média harmônica é a que apresenta os menores valores para um mesmo conjunto, enquanto a média aritmética irá apresentar os maiores valores e, consequentemente, a geométrica apresentará valores medianos.

As médias são utilizadas quando temos um conjunto de dados e queremos estimar um valor que represente esses dados.

A média é calculada somando-se todos os valores e dividindo a soma pelo número total de valores. A mediana pode ser calculada listando-se todos os números em ordem crescente para localizar todos os números em ordem crescente e depois localizá-lo centro dessa distribuição.

A mediana é uma medida de tendência central da Estatística que corresponde ao valor central de um conjunto de valores ordenados. No estudo da Estatística, as medidas de tendência central apresentam-se como uma excelente ferramenta para reduzir um conjunto de valores em um só.

A média está subestimando o valor esperado e você é levado a acreditar que a performance das pessoas usando seu produto é melhor do que realmente é — porque você acredita que há maior concentração em valores mais baixos de tempo. Confiar na média também seria um erro de julgamento.

Nas variáveis ordinais, como não é possível calcular médias ou desvios-padrão, para avaliar o grau de dispersão, poder-se-á calcular a Amplitude interquartil e o Desvio-quartil.

A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.

•Classicamente, existem dois tipos de dados:

  1. QUALITATIVOS ou CATEGÓRICOS.
  2. QUANTITATIVOS ou NUMÉRICOS.

A Média Ponderada (MP) considera os valores que devem influenciar mais no valor final, os que têm maior peso. Para isso cada elementos do conjunto, é multiplicado por um valor atribuído.

No entanto, há várias opções para representação de um valor central, sendo elas: a média aritmética ponderada, a média aritmética simples, a média geométrica, a mediana e a moda, e a própria média harmônica.

Em matemática, ponderação é um processo pelo qual diferentes pesos são atribuídos a diferentes valores. Isso é usado quando o conjunto de dados a ser analisado tem um valor em relação aos outros dados. Um exemplo poderia ser a nota média ponderada, com base nas notas obtidas pelos alunos.