Quando utilizar a média?

Perguntado por: malegria7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A média é a soma de todas as medições divididas pelo número de observações no conjunto de dado. Em razão de ser suscetível aos valores extremos, a média normalmente é utilizada quando os dados estão dispostos de forma homogênea. A mediana é o valor do meio que separa a metade maior da metade menor no conjunto de dados.

A média aritmética representa o “centro de gravidade” da distribuição, isto é, o ponto de qualquer distribuição em torno do qual se equilibram as discrepâncias positivas e negativas. Situa-se entre o valor máximo e o valor mínimo da distribuição.

A média aritmética, também conhecida como média aritmética simples ou média, apenas, é uma medida de tendência central bastante utilizada nas operações matemáticas para demonstrar a variação padrão de determinados resultados.

É muito utilizada em estatística como uma medida de tendência central. Pode ser simples, onde todos os valores possuem a mesma importância, ou ponderada, quando considera pesos diferentes aos dados.

A média é usada para distribuições numéricas normais, que têm uma baixa quantidade de valores discrepantes. A mediana é geralmente utilizada para retornar a tendência central para distribuições numéricas distorcidas.

Em razão de ser suscetível aos valores extremos, a média normalmente é utilizada quando os dados estão dispostos de forma homogênea. A mediana é o valor do meio que separa a metade maior da metade menor no conjunto de dados.

Média, moda e mediana são dados da Estatística usados para simplificar um conjunto de informações em único elemento, que são chamados de medidas de tendência central. Esses números permitem que certos valores quantitativos sejam representados por um dado central e encontrados através de conjuntos finitos e infinitos.

A média de um conjunto de dados é encontrada somando-se todos os números do conjunto de dados e então dividindo o resultado pelo número de valores do conjunto. A mediana é o valor do meio quando o conjunto de dados está ordenado do menor para o maior. A moda é o número que aparece mais vezes em um conjunto de dados.

No entanto, há várias opções para representação de um valor central, sendo elas: a média aritmética ponderada, a média aritmética simples, a média geométrica, a mediana e a moda, e a própria média harmônica.

A média é a média dos dados, que é a soma de todas as observações divididas pelo número de observações. Por exemplo, os tempos de espera (em minutos) de cinco clientes em um banco são: 3, 2, 4, 1 e 2.

Em um comparativo geral, a média harmônica é a que apresenta os menores valores para um mesmo conjunto, enquanto a média aritmética irá apresentar os maiores valores e, consequentemente, a geométrica apresentará valores medianos.

Outros erros cometidos com a Média
Na fúria de conseguir indicadores para as suas análises, alguns gerentes e administradores cometem erros clássicos com a Média. O mais comum é a Média das Médias. Não é errado fazer a Média das Médias, mas, nem sempre tem o significado esperado!

A média aritmética é a média de valor de um conjunto de dados. Essa média, por sua vez, pode ser ponderada, isto é, quando os dados usados no cálculo possuem pesos diferentes.

Quando analisamos variáveis assimétricas (ou seja, variáveis cujas observações não ficam em torno de um valor central), a média pode dar um resultado que não faz muito sentido em termos práticos. Nesses casos, faz mais sentido utilizar a mediana.

Em particular, uma média mais elevada que a mediana nos diz que os valores no topo da distribuição estão muito distantes do centro, em comparação aos valores que estão na parte de baixo da distribuição.

Média Essa é a média aritmética e é calculada adicionando um grupo de números e dividindo pela contagem desses números. Por exemplo, a média de 2, 3, 3, 5, 7 e 10 é 30 dividido por 6, que é 5.