Quando usar vírgula e ponto de exclamação?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

É correto usar a vírgula após ponto de exclamação? Em geral, não devemos utilizar a vírgula após o ponto de exclamação. Contudo, quando esse sinal de pontuação tiver valor expressivo, para indicar a entonação de uma expressão, é possível o uso da vírgula.

interrogação. expressar. exclamação para indicar admiração ou surpresa. fazendo aqui?!” ou simplesmente “Você por aqui?!”.

E todos nós sabemos que o vocativo, quando inicia uma frase, tem de ser assinalado com uma vírgula. Eis a razão da vírgula depois do ponto de exclamação. Como sinal de separação, além da vírgula, temos o travessão.

As frases exclamativas são empregadas quando o emissor quer manifestar emoção. São sinalizadas com ponto de exclamação: Puxa! Que sorvete gostoso!

Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. Explicações que interrompem a frase são mudanças de pensamento e devem ser separadas. Exemplos: Mário, o moço que traz o pão, não veio hoje.

Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando um tipo específico de expressão — aquela que indica tempo, lugar, modo e outros — iniciar a frase, usa-se vírgula. Em outras palavras, separa-se o adjunto adverbial antecipado.

Ao escrever "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite" para alguém, não se esqueça do uso da VÍRGULA, pois ela é obrigatória com o uso do VOCATIVO (termo utilizado pelo falante para se dirigir ao interlocutor). Outros exemplos: Oi, professor! Coma toda a comida, filho!

Não usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” restringe ou especifica o sentido da palavra a que se refere, sendo, portanto, indispensável ao sentido da frase. No caso 2, conclui-se que tenho outras blusas vermelhas, mas quero vestir aquela que está no varal.

Exemplo 1: Que bela noite de lua! Exemplo 2: José, você é lindo! Exemplo 3: O bolo está uma delícia! Exemplo 4: Que rodovia horrorosa!

Ponto de exclamação duplicado ou triplicado
Visa enfatizar e intensificar o sentimento que está sendo expresso.

Em ambas se admite ?! e !?, conforme se queira indicar que predomina o tom interrogativo ou o exclamativo, respetivamente. Ambas as gramáticas também aceitam a repetição de um dos sinais de pontuação, sobretudo a exclamação: «Quem é que não conhece Coimbra?!!!» (Cunha e Cintra, op.

Inferência básica: não se usa ao mesmo tempo a interrogação e o ponto final, ou a exclamação e o ponto final. Basta um deles para marcar o término do período.

Assim como o ponto de interrogação encerra frases interrogativas e o ponto de exclamação encerra frases exclamativas, o ponto-final encerra frases declarativas e imperativas, sejam elas negativas ou afirmativas. Ele pode ser usado também na abreviatura de palavras.

Assim, o ponto e vírgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos indicam uma pausa mais breve no discurso, utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Os tipos de frases são cinco: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optativas. A intencionalidade do discurso é manifestada através dos diferentes tipos de frases. Para tanto, os sinais de pontuação que as acompanham auxiliam para expressar o sentido de cada uma delas.

Frases exclamativas
Terminam num ponto de exclamação. Frase exclamativa afirmativa: Você já está pronta! Frase exclamativa negativa: Você não está pronta!