Quando usar travessão e meia-risca?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Ao usar a meia-risca, você não deixa nenhum espaço entre o traço e as palavras antes e depois. A travessão (o traço mais longo) — do tamanho da letra M, é usado de forma semelhante à vírgula. Separa uma frase ou pensamento de uma frase anterior ou seguinte em uma frase.

A meia-risca ou meio-traço é o que tem um tamanho médio entre os três, funciona para expressar extremidades ou um intervalo. Exemplo: 1–10, Norte–Sul. Já o hífen é o conhecido como “sinal de menos”.

Como fazer
– Meia-risca: Alt + 0150. — Travessão: Alt + 0151.

O hífen tem como função unir duas ou mais palavras, enquanto que o travessão separa termos explicativos, como fazem os parênteses. Apesar das diferenças de uso, eles ocasionalmente são confundidos devido à sua similaridade. Os hifens não são separados por espaços, mas os travessões possuem espaços em ambos os lados.

O travessão serve para indicar a abertura do diálogo, aparecendo obrigatoriamente no início da fala. Ele pode ser repetido no meio da sentença para a inserção de alguma informação que apareça intercalada, mas não é usado no fim do que é dito: — Não quero, mas preciso ir — Joana lamentava-se.

Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino.

Dos sinais de pontuação, o travessão é um dos mais requisitados atualmente, pelo fato de proporcionar mais clareza do que as vírgulas nas intercalações longas e maior ênfase nos destaques. Travessões substituem e são substituíveis por dois-pontos, parênteses ou duas vírgulas, dependendo do caso.

Hífen e barra. O emprego do hífen na prefixação está resumido no verbete sobre hifenização do acordo ortográfico deste manual. Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.

O sublinhado (_) ou traço baixo, também chamado de underscore, subtraço e underline, é o caractere ASCII de valor 95.

Underline ( _ ), também conhecido por underscore ou subtraço, é um símbolo gráfico usado como sinal de separação de palavras, principalmente em comunicações informáticas onde o espaço não é interpretado como uma informação válida.

O que significa a letra L
Ao contrário do que sugere a publicação falsa, a letra “L” usada por traficantes não tem relação com o ex-presidente Lula, mas sim com a facção criminosa Amigo dos Amigos (A.D.A), criada sob a liderança de Paulo César Silva dos Santos, o Linho.

O travessão, assim como as aspas, é utilizado para marcar a fala de personagens em textos narrativos. Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral?

Assim como ocorre com parênteses, não se utiliza vírgula antes do travessão, embora seja permitido utilizá-la após o segundo travessão, caso a vírgula seja necessária para a oração. Por exemplo: Em português – assim como em outras línguas latinas –, as regras de pontuação são claras.

Não confundir. O travessão (ou risca) não é o mesmo que um hífen nem que uma meia-risca (ou traço “de ligação”, ou risca de meio-quadratim). Diferentemente desses dois últimos, onde não há um espaço antes e após seu uso, no travessão este é obrigatório.

Em termos gerais, o hífen é um sinal gráfico que tem como função ligar palavras compostas, fazer a junção entre pronomes oblíquos, ligar algumas palavras precedidas de prefixos, separar as sílabas de determinado vocábulo, entre outros.

O hífen é um traço curto usado em diversas palavras compostas. Hífen é um sinal gráfico caracterizado por ser um traço curto (-), de uso recorrente na língua portuguesa, principalmente no caso de palavras compostas.